DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL VIRTUAL EDUCATIVO DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR DE UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM CARDIOPNEUMOLOGIA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Andrea Parente Camelo
  • María Salete Jorge Bessa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2050

Palavras-chave:

Educativo de enfermagem

Resumo

Objetivo: realizar um protocolo de revisão de escopo para mapear evidências científicas sobre a construção de um manual educativo para a alta hospitalar de pacientes de um hospital de referência cardiopulmonar. Método: O protocolo utilizou o método proposto pelo Joanna Briggs institute Reviewers, Manual 2020 (JBS), que estabelece as cinco fases 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação dos estudos relevantes; 3) seleção de estudo; 4) mapeamento dos dados; e 5) agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para elaboração da síntese de revisão seguir-se-ão recomendações do checklist PRISMA-ScR (PRISMA Extension for Scoping
Reviews
). A seleção dos estudos será feita por dois pesquisadores de forma independente. Para a interpretação dos resultados, utilizar-se-á do software RYANN. Em seguida, análise de frequência das palavras e a conexão entre elas, ou seja, análise temática de Bardin. A expectativa deste estudo é identificar evidências científicas que possam subsidiar a questão da pesquisa e colaborar para análise reflexiva sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Andrea Parente Camelo

Hospitalar – Universidade Estadual do Ceará - UECE

 

Referências

BARDIN, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BARROS, E. T. da S. .; SILVA , V. M. G. N. .; CHAVES , E. M. C. . Effective communication strategies in the transition of pediatric patient care in the ICU: a scope review protocol. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, p. e71111234180, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34180. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34180. Acesso em: 29 sep. 2022.

GONÇALVES-BRADLEY, D. C.; LANIN, N.A.; CLEMENSON, L.M, et al. Discharge planning from hospital. Cochrane Database of Systematic Reviews, [s.l.], n. 1, p. 1-10, 27 jan. 2016. Disponível em: ttp://dx.doi.org/10.1002/14651858.cd000313.pub5. Acesso em: 27/07/2022.

LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

PAGE, M. J., MCKENZIE, J. E., BOSSUYT, P. M., BOUTRON, I., HOFFMANN, T. C., MULROW, C. D.. MOHER, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ , n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

SALVIATI, M . E. Manual do Aplicativo Iramuteq. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual - do - aplicativo- iramuteq-parmaria - elisabeth-salviati.

TRICCO, A. C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v.169, n.7, p.467-473, 2018.

Publicado

20/10/2022

Como Citar

Camelo, A. P., & Jorge Bessa, M. S. . (2022). DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL VIRTUAL EDUCATIVO DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR DE UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM CARDIOPNEUMOLOGIA: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3102050. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2050