NETWORK DOS MEDIADORES LIPÍDICOS COM DOENÇAS AUTOIMUNES: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.238Palavras-chave:
Doenças Autoimunes, Mediadores Lipídicos, Artrite reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Tireoidite de Hashimoto, Esclerose MúltiplaResumo
Os mediadores lipídicos são moléculas orgânicas liberadas no processo inflamatório que podem estar relacionados tanto às ações fisiológicas quanto patológicas, como nas doenças autoimunes. No início da inflamação, mediadores lipídicos pró inflamatórios contribuem para vasodilatação e recrutamento de neutrófilos; nos estágios finais ocorre ativação anti-inflamatória, quando se inicia o processo de resolução, reduzindo o recrutamento de células no local da lesão. As doenças autoimunes são capazes de surgir a partir da resposta imune exacerbada, embora etiologicamente distintas, essas doenças são unificadas por meio da presença de componentes imunológicos desregulados. Este estudo buscou correlacionar os diferentes mediadores lipídicos com as doenças autoimunes: Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Tireoidite de Hashimoto e Esclerose Múltipla por meio de uma revisão de literatura. Revisão bibliográfica utilizando como bases de dados o Google acadêmico, Medline, PubMed e SciELO. A busca foi realizada em artigos publicados no período de 2000 a 2020, em português e/ou inglês. A partir deste estudo é possível compreender como a complexidade da imunorregulação dos mediadores lipídicos pode elucidar a patogênese das doenças autoimunes, além de guiar futuras estratégias de tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.