A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CENTRO EDUCACIONAL ARTHUR VIRGÍLIO FILHO NA CIDADE DE MANAUS-AM/BR NO PERÍODO DE 2020-2021
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2608Palavras-chave:
Educação Permanente. Formação de professores. Matemática.Resumo
Este estudo nasce do seguinte questionamento: os professores que atuam no Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, na cidade de Manaus – AM, da disciplina de matemática, após a graduação, sofrem processo constante de aperfeiçoamento de formação continuada para utilizarem no seu dia a dia as ferramentas de inclusão digital que proporcionem a boa aprendizagem de seus alunos? Com esse questionamento inicial foram objetivos deste estudo: investigar como se deu o processo de formação de docentes de matemática que atuam no Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, na cidade de Manaus – AM, conhecer, através do ambiente, as ferramentas de formação de professores de matemática; identificar as estruturas de educação inicial de professores e verificar o processo de transição da escola para a universidade, listando as principais dificuldades dos professores de matemática. O método empregado foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo com entrevista de 8 sujeitos, sendo 3 alunos de graduação do curso de matemática e 5 professores formados, com enfoque quali-quantitativo. Os resultados apontam que as implicações teórico-práticas e estratégias para orientar ações de formação dos professores no Amazonas devem se apoiar reflexivamente nas experiências inovadoras com o uso de tecnologia. Conclui-se a necessidade de mobilização da comunidade de educadores matemáticos, tentando estabelecer parcerias com outras entidades científicas e instituições congêneres, de modo a participar e intervir com responsabilidade e compromisso na concepção e gestão das políticas educacionais do Amazonas.
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