REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanderlei Antonio Bonatto
  • Maria Célia Monteiro de Sousa
  • Juciaria Barbosa dos Santos Batista

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2658

Palavras-chave:

Escola, História

Resumo

O artigo Reflexões sobre a formação de professores realiza um estudo histórico do processo de formação de professores no Brasil a partir do século XXI. O artigo também apresenta diferentes pedagogias, metodologias e abordagens teóricas em cada período histórico, o que nos leva a inferir que a formação de professores é baseada na introdução de diferenças históricas formais de acordo com o período de educação do século XXI. Modelos culturais de conteúdo cognitivo, que têm sido usados ​​em áreas específicas de conteúdo e modelos instrucionais são eficazes para o ensino dos professores e preparação para o ensino. Deste modo, esta pesquisa apresenta as reflexões sobre a formação de professores mediante revisão de literatura.

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Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vanderlei Antonio Bonatto

Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

Maria Célia Monteiro de Sousa

Graduação em Português e Inglês – UVA. Pós graduada em Língua Portuguesa – Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE. Gestão Escolar, Área de Conhecimento: Ciências Humanas – Universidade Federal do Ceará – UFC. Gestão Escolar, Área de Conhecimento: Educação – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Psicopedagogia Clinica e Institucional (Cursando) – FMB. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Juciaria Barbosa dos Santos Batista

Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Especialista em Gestão da Educação pela UESC. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

15/02/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Bonatto, V. A., Monteiro de Sousa, M. C., & Barbosa dos Santos Batista, J. . (2023). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422658. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2658