CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: PROCESSO PARA COMPREENDER SUA TRANSFERÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Olímpio dos Santos
  • Silvania Maria Roque
  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez
  • Maria Betânia de Oliveira Marques
  • Juliana Reis Pacheco UNIUB – Porto Rico

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2659

Palavras-chave:

Energia, Transformação

Resumo

A energia é uma grandeza muito utilizada na física. Identificar a presença e a forma de energia em um determinado fenômeno não é simples, nem compreender sua transferência e transformação. Considerando a possível conversão entre elas, este trabalho prioriza diferentes formas de energias sustentáveis. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a importância da conservação de energia e, consequentemente, dos recursos naturais, colaborando assim, com a sustentabilidade do planeta. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas de caráter descritivo e cunho qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

José Olímpio dos Santos

Bacharel em Análise de Sistemas/Informática pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho. Licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE; Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando Pedagogia pela Faculdade Campos Elisios/SP; Pós-graduação em Gestão Escolar pela UFS/SE; Pós-graduado em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pelo Centro Universitário Unifaveni (UNIFAVENI); e pós-graduado em Gestão de Redes e Segurança da Informação pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE.  Pedagogia Empresarial,  Didática e Metodologia do Ensino de Matemática,  pela Faculdade São Luís de França, em Aracaju/SE; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e da Língua Inglesa; Educação Física Escolar e Tecnologia da Informação pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando pós graduação em Avaliação de Sistemas Educacionais pela Faculdade Campos Elisios/SP. Mestrando em Educação em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÁNTICO (ESPANHA), mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University (USA) e mestrando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - (UFS/SE).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

Graduação em Pedagogia pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE), graduação em Letras - Inglês pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE). Pós graduação Lato Sensu leitura e produção de texto (UPE), Educação Especial Inclusiva (UNOPAR), Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC) e Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Infantil (FAVENI), Mestrando em Educação - Formação de Professores pala Universidade Internacional Ibero-americana (UNIB).

Maria Betânia de Oliveira Marques

Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – (UNIP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL), pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Federal de Alagoas – (UFAL) e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA).

Juliana Reis Pacheco, UNIUB – Porto Rico

Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Leonardo Da Vinci –UNIASSELVI. Graduada em LETRAS/INGLES – Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI. Pós Graduação em Práticas Interdisciplinares – Centro Universitário Leonardo da Vinci –Uniasselvi. Pós Graduação em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa –Grupo Educacional FAVENI e Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela UNIUB – Porto Rico.

Referências

ACKERMAN, E. New Commercial Buildings in France Must Get Green Roofs or Solar Panels. 2015. IEEE Spectrum. Disponível em: <http://spectrum.ieee.org/energywise/green-tech/buildings/allnew-commercial-buildings-in-france-getting-green-roofs-or-solar-panels>. Acesso em 20 de março de 2022.

BANTING, Doug et al. Report on the environmental benefits and costs of green roof technology for the city of Toronto. Toronto: [s.n.], 2005. Disponível em:<http://www1.toronto.ca/wps/portal/contentonly?vgnextoid=fe420621f3161410VgnVCM10000071d60f89RCRD#energy>. Acesso em 20 de março de 2022.

BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Bandeiras tarifárias. 2015. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=758>. Acesso em 20 de março de 2022.

CAMPOS, L. M. S. Auditoria Ambiental. Uma ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço energético nacional 2014: ano base 2013. Rio de Janeiro: EPE, 2014.

ENERGY INFORMATION ADMINISTRATION. Today in energy. 2015. Disponível em: <http://www.eia.gov/todayinenergy/detail.cfm?id=4390>. Acesso em 20 de março de 2022.

FAIRLEY, P. European Grid Operators 1, Solar Eclipse 0. 2015. IEEE Spectrum. Disponível em: <http://spectrum.ieee.org/energywise/energy/renewables/despite-bright-sun-its-european-gridoperators-1-solar-eclipse-0>. Acesso em 20 de março de 2022.

FAIRLEY, P. A Pumped Hydro Energy-Storage Renaissance. 2015a. IEEE Spectrum. Disponível em: <http://spectrum.ieee.org/energy/policy/a-pumped-hydro-energystorage-renaissance>. Acesso em 22 de março de 2022.

FARRET, F. A. Aproveitamento de pequenas fontes de energia elétrica. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014.

ITAIPU BINACIONAL. Geração. Disponível em: <https://www.itaipu.gov.br/energia/geracao>. Acesso em 21 de março de 2022.

NEHRIR, M. H.; WANG, C. Modeling and control of fuel cells: distributed generation applications. Piscataway: IEEE Press, 2009.

PALMA, L. C.; ALVES, N. B.; SILVA, T. N. da. Educação para a sustentabilidade: a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 3, 2013.

PINTO, M. de O. Fundamentos de Energia Eólica. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

RIBEIRO, M. S. Análise de relatórios de sustentabilidade, com ênfase na GRI: comparação entre empresas do setor de papel e celulose dos EUA e Brasil. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 1, n. 1, 2007.

ROGGIA, L.; et al. Design of a sustainable residential microgrid system including PHEV and energy storage device. In: Proceedings of the 2011-14th European Conference on Power Electronics and Applications, 2011.

ROSELUND, C.; BERNHARDT, J. Lessons learned along europe’s road to renewables. 2015. IEEE Spectrum. Disponível em:<http://spectrum.ieee.org/energy/renewables/lessons-learned-alongeuropes-road-to-renewables >. Acesso em 21 de março de 2022.

SAVITZ, A. W. WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Campus; 2007

SILVA, B. A. da. Contabilidade E Meio Ambiente. São Paulo: ANNABLUME / FAPESP, 2013.

SOUSA, A. C. C. Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável: A incorporação dos Conceitos à Estratégia empresarial. 2006. Dissertação. (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Dissertação de Mestrado, 2006.

TAVARES, A. N. À conquista do futuro: sustentabilidade como base da inovação de pequenas empresas. Ideia Sustentável, São Paulo, ano 9, n. 36, 2014.

TENÓRIO, F. G. Responsabilidade social empresarial: teoria e prática. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Publicado

15/02/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Olímpio dos Santos, J. ., Roque, S. M., Pequeno Ferreira Gonzalez, M. ., de Oliveira Marques, M. B., & Reis Pacheco, J. . (2023). CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: PROCESSO PARA COMPREENDER SUA TRANSFERÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422659. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2659