A CEGUEIRA BOTÂNICA: QUAL A SUA RELAÇÃO AO ENSINO DA BIOLOGIA VEGETAL?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2750Palavras-chave:
Botânica, Ensino, CegueiraResumo
Introdução: As plantas constituem a base dos habitats e por isso são de extrema importância. Apesar disso, a maioria das pessoas não consegue identificá-las em seu ambiente natural, a este efeito dá-se o nome de cegueira botânica. Objetivo: Identificar na literatura científica como a cegueira botânica se relaciona com o ensino da biologia vegetal. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura, fundamentada em artigos indexados às plataformas de dados Scientific Electronic Library Online, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Utilizou-se as strings de busca: "Cegueira Botânica" e "Ensino de Botânica", interconectadas pelo operador boleano "AND" para a busca dos artigos. Critérios de inclusão foram utilizados: trabalhos com estruturação completa, disponíveis de forma gratuita, escritos em português ou inglês, entre 2000 e 2022. Resultados e discussão: O processo de ensino-aprendizagem de botânica que acontece principalmente pelos métodos de ensino tradicionais, firmados na memorização e na falta de contextualização e de participação dos estudantes pode gerar aversão e desinteresse quanto aos conteúdos da botânica, contribuindo para o fortalecimento da cegueira botânica. Um ensino ativo, contextualizado, que preza pela participação ativa dos estudantes, pode trazer uma mitigação deste fenômeno. Considerações finais: As metodologias ativas de ensino se apresentam como uma maneira de superar o que é atualmente compreendido por cegueira botânica.
Downloads
Referências
ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MARSUA, M. L. A. O ensino de botânica: Investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBnBIO, n.7, p. 5409-5418, 2014.
BONADIO, L. C. Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências. 2021. (40f.) Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, 2021.
CAVALCANTE, I. C.; PEREIRA, A F. N.; MORAIS, C. S. Aulas práticas no ensino de Botânica para a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 25-53, 2022.
CORTE, V. B.; SARAIVA, F. G.; PERIN, I. T. A. Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica. Revista Pedagógica, v. 20, n. 44, p. 172-196, 2018.
COSTA, M. A.; DUARTE, R. A. F.; GAMA, J. A. S. A gamificação da botânica: uma estratégia para a cura da “Cegueira Botânica”. Revista Insignare Scient, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019.
DEL-CORSO, T. M.; TRIVELATO, S. L. F. Ilustração científica como prática epistêmica em uma sequência didática para o combate a cegueira botânica. XII-ENPEC, v.9, n, p. 1-12, 2019.
FARIAS, L. N. Araceae: uma estratégia diferenciada para o ensino de Botânica em uma escola de ensino médio na Ilha de Cotijuba, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, p. 2226-2240.
FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO CTS, 2., São Paulo, 2021. Anais. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/índex.php/rencima/article/viewFilé/420/353>. Acesso em 08 jun. 2021
GOHEEN, L. R.; PALMER, T. M. Defensive plant-ants stabilize megaherbivore-driven landscape changes in an African savanna. Current Biology. v. 20, p. 1768-1772, 2010.
KATON, G. F.; TOWATA, N.; SAITO, L. C. A cegueira botânica e o uso de estratégias para o ensino de botânica. In: LOPEZ, A. M. et al. (orgs.). III Botânica no Inverno. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, p. 179-183, 2013.
MELO, E. A. et al. A aprendizagem de botânica no ensino Fundamental: Dificuldades e Desafios. Sciencia Plena, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.
MENDES, J. C. et al. Arecaceae: Uma estratégia diferenciada para o ensino de botânica em uma escola de ensino médio na ilha de Cotijuba, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019.
MOREIRA, L. H. L.; FEITOSA, A. A. F. M. A. QUEIROZ, R. T. Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em ensino de ciências, v. 14, n. 2, p., 2019.
NABORS, M. W. Introdução á botânica. São Paulo: Roca, 2012.
NEVES, A.; BUNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência e Educação. Bauru, v. 25, n. 3, p. 745-762, 2019.
OLIVEIRA, V. B. et al. Ensino investigativo como aliado no estudo da botânica: um relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 630-640, 2021.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.
REBOUÇAS, N. C.; RIBEIRO, R. T. M.; LOIOLA, M. I. B. Do jardim à sala de aula: Metodologias para o ensino de Botânica nas escolas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-23, 2021.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas do que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016.
SANTOS, M. I.; PONTES, A. N.; MARTINS JUNIOR, A S. Percepção de docentes de biologia sobre a presença da "cegueira botânica" em escolas públicas do Estado do Pará. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. 1-13, 2021.
SILVA, A. P. M. et al. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, vol. 8, p. 68-79, 2015.
SILVA, B. I. A. et al. Saber botânico através da seringueira: como conservar o que não conhecemos? Biota Amazônia, v. 9, n. 2, p. 11-15, 2019.
SILVA, M. C. C.; ROCHA, A. C. D. R.; BARBASO, R. R. Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 25231-25240, 2022.
SILVA, W. J.; et al. O desvendar da Cegueira Botânica na VIII Feira de Profissões da UEL: Relato de uma Experiência. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 263-278, 2021.
SOUZA. H. N.; LIMA, R. A. Um estudo da Cegueira Botânica nos livros didáticos do ensino médio em escolas públicas de Mumaitá-AM (Brasil). Revista EDUCAmazônia, vol. 15, n. 2, p. 31-45, 2021.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 1-24, 2018.
VIEIRA, V. J. C.; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de botânica. RENBIO, vol. 13, n. 2, p. 309-327, 2020.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing Plant Blindness. The American Biology Teacher, v. 61, n. 2, p. 82-86, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.