A CEGUEIRA BOTÂNICA: QUAL A SUA RELAÇÃO AO ENSINO DA BIOLOGIA VEGETAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2750

Palavras-chave:

Botânica, Ensino, Cegueira

Resumo

Introdução: As plantas constituem a base dos habitats e por isso são de extrema importância. Apesar disso, a maioria das pessoas não consegue identificá-las em seu ambiente natural, a este efeito dá-se o nome de cegueira botânica. Objetivo: Identificar na literatura científica como a cegueira botânica se relaciona com o ensino da biologia vegetal. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura, fundamentada em artigos indexados às plataformas de dados Scientific Electronic Library Online, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Utilizou-se as strings de busca: "Cegueira Botânica" e "Ensino de Botânica", interconectadas pelo operador boleano "AND" para a busca dos artigos. Critérios de inclusão foram utilizados: trabalhos com estruturação completa, disponíveis de forma gratuita, escritos em português ou inglês, entre 2000 e 2022. Resultados e discussão: O processo de ensino-aprendizagem de botânica que acontece principalmente pelos métodos de ensino tradicionais, firmados na memorização e na falta de contextualização e de participação dos estudantes pode gerar aversão e desinteresse quanto aos conteúdos da botânica, contribuindo para o fortalecimento da cegueira botânica. Um ensino ativo, contextualizado, que preza pela participação ativa dos estudantes, pode trazer uma mitigação deste fenômeno. Considerações finais: As metodologias ativas de ensino se apresentam como uma maneira de superar o que é atualmente compreendido por cegueira botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Peteson David Soares de Lima Medeiros

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Natália Ravenna Dantas Vasconcelos

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Raiane Azevedo de Oliveira

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Zayne Medeiros de Araújo

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Joana Larissa Vicente da Silva

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Vanessa Silva Souza

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Bruna Kelly Pinheiro Lucena

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde. Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES.

Referências

ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MARSUA, M. L. A. O ensino de botânica: Investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBnBIO, n.7, p. 5409-5418, 2014.

BONADIO, L. C. Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências. 2021. (40f.) Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, 2021.

CAVALCANTE, I. C.; PEREIRA, A F. N.; MORAIS, C. S. Aulas práticas no ensino de Botânica para a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 25-53, 2022.

CORTE, V. B.; SARAIVA, F. G.; PERIN, I. T. A. Modelos didáticos como estratégia investigativa e colaborativa para o ensino de Botânica. Revista Pedagógica, v. 20, n. 44, p. 172-196, 2018.

COSTA, M. A.; DUARTE, R. A. F.; GAMA, J. A. S. A gamificação da botânica: uma estratégia para a cura da “Cegueira Botânica”. Revista Insignare Scient, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019.

DEL-CORSO, T. M.; TRIVELATO, S. L. F. Ilustração científica como prática epistêmica em uma sequência didática para o combate a cegueira botânica. XII-ENPEC, v.9, n, p. 1-12, 2019.

FARIAS, L. N. Araceae: uma estratégia diferenciada para o ensino de Botânica em uma escola de ensino médio na Ilha de Cotijuba, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, p. 2226-2240.

FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO CTS, 2., São Paulo, 2021. Anais. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/índex.php/rencima/article/viewFilé/420/353>. Acesso em 08 jun. 2021

GOHEEN, L. R.; PALMER, T. M. Defensive plant-ants stabilize megaherbivore-driven landscape changes in an African savanna. Current Biology. v. 20, p. 1768-1772, 2010.

KATON, G. F.; TOWATA, N.; SAITO, L. C. A cegueira botânica e o uso de estratégias para o ensino de botânica. In: LOPEZ, A. M. et al. (orgs.). III Botânica no Inverno. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, p. 179-183, 2013.

MELO, E. A. et al. A aprendizagem de botânica no ensino Fundamental: Dificuldades e Desafios. Sciencia Plena, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.

MENDES, J. C. et al. Arecaceae: Uma estratégia diferenciada para o ensino de botânica em uma escola de ensino médio na ilha de Cotijuba, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019.

MOREIRA, L. H. L.; FEITOSA, A. A. F. M. A. QUEIROZ, R. T. Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em ensino de ciências, v. 14, n. 2, p., 2019.

NABORS, M. W. Introdução á botânica. São Paulo: Roca, 2012.

NEVES, A.; BUNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência e Educação. Bauru, v. 25, n. 3, p. 745-762, 2019.

OLIVEIRA, V. B. et al. Ensino investigativo como aliado no estudo da botânica: um relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 630-640, 2021.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.

REBOUÇAS, N. C.; RIBEIRO, R. T. M.; LOIOLA, M. I. B. Do jardim à sala de aula: Metodologias para o ensino de Botânica nas escolas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-23, 2021.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas do que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016.

SANTOS, M. I.; PONTES, A. N.; MARTINS JUNIOR, A S. Percepção de docentes de biologia sobre a presença da "cegueira botânica" em escolas públicas do Estado do Pará. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. 1-13, 2021.

SILVA, A. P. M. et al. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, vol. 8, p. 68-79, 2015.

SILVA, B. I. A. et al. Saber botânico através da seringueira: como conservar o que não conhecemos? Biota Amazônia, v. 9, n. 2, p. 11-15, 2019.

SILVA, M. C. C.; ROCHA, A. C. D. R.; BARBASO, R. R. Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 25231-25240, 2022.

SILVA, W. J.; et al. O desvendar da Cegueira Botânica na VIII Feira de Profissões da UEL: Relato de uma Experiência. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 263-278, 2021.

SOUZA. H. N.; LIMA, R. A. Um estudo da Cegueira Botânica nos livros didáticos do ensino médio em escolas públicas de Mumaitá-AM (Brasil). Revista EDUCAmazônia, vol. 15, n. 2, p. 31-45, 2021.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 1-24, 2018.

VIEIRA, V. J. C.; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de botânica. RENBIO, vol. 13, n. 2, p. 309-327, 2020.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Preventing Plant Blindness. The American Biology Teacher, v. 61, n. 2, p. 82-86, 1999.

Publicado

17/02/2023

Como Citar

Tarcísio de Lima Alves, R., David Soares de Lima Medeiros, P., Ravenna Dantas Vasconcelos, N., Azevedo de Oliveira, R., Medeiros de Araújo, Z., Larissa Vicente da Silva, J., … Kelly Pinheiro Lucena, B. (2023). A CEGUEIRA BOTÂNICA: QUAL A SUA RELAÇÃO AO ENSINO DA BIOLOGIA VEGETAL?. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422750. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2750