PERFIL DOS ESCOLARES E CONCEPÇÕES SOBRE AS ARBOVIROSES NA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2751

Palavras-chave:

controle e a prevenção das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya

Resumo

O controle e a prevenção das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya transmitidas pelo vetor Aedes aegypti são um grave problema de saúde pública no Brasil. Este estudo tem como objetivo caracterizar a sociodemografia e o conhecimento prévio sobre o Aedes aegypti e as estratégias de controle/prevenção dos participantes de um estudo realizado em 2018 com 55 alunos regularmente matriculados em duas escolas municipais de ensino fundamental de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram organizados em tabelas e analisados descritivamente. Os resultados indicaram maior participação das meninas (29; 52,7%) de 10 a 16 anos (43; 79,1%). Os alunos tinham um conhecimento geral de arboviroses, e 48 (87,3%) conheciam o modo de transmissão do vírus. Conclui-se que os escolares eram primariamente do sexo feminino e conheciam as arboviroses e seus efeitos sobre a saúde.

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Biografias do Autor

  • Roberta Duarte Maia Barakat

    Universidade Estadual do Ceará.

  • Virna Ribeiro Feitosa Cestari

    Doutora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil. Enfermeira.

  • Samuel Miranda Mattos

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil. Educador Físico. 

  • Thereza Maria Magalhães Moreira

    Pós-Doutora em Saúde Pública Universidade de São Paulo – USP, Brasil. Enfermeira e Advogada.

  • Andrea Caprara

    Pós-Doutor Fondazione A. Celli /Università di Perugia, F. A. CELLI, Itália. Médico.

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Publicado

11/02/2023

Como Citar

PERFIL DOS ESCOLARES E CONCEPÇÕES SOBRE AS ARBOVIROSES NA ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA DA SAÚDE. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422751. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2751