CURSOS DE SAÚDE EM MODALIDADE À DISTÂNCIA: UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2890Palavras-chave:
EaD, Tutoria, InternetResumo
Nos últimos anos a procura por cursos em modalidade à distância vem crescendo cada vez mais, e por consequência mais instituições têm aumentado a grade de cursos oferecidos nessa modalidade. Entretanto, alguns cursos, principalmente os da área de saúde, merecem uma atenção especial devido à inevitável necessidade de aulas práticas. O objetivo do presente trabalho é expor, através de um levantamento bibliográfico, a atual situação dos cursos em EaD, com destaque para os cursos da área de saúde, bem como as medidas tomadas pelas instituições para cumprir as exigências dos órgãos regulamentadores e a visão dos alunos sobre a importância das aulas práticas nesses cursos.
Downloads
Referências
ABMES. 2017. Ensino a distância cresce, mas cursos da área da saúde preocupam governo e especialistas. Disponível em https://abmes.org.br/noticias/detalhe/2406/ensino-a-distancia-cresce-mas-cursos-da-area-da-saude-preocupam-governo-e-especialistas Acesso ago. 2019.
BEZERRA, M. A.; CARVALHO, A. B. G. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., e CARVALHO, ABG. (Org.). Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
BRASIL. 2017. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm Acesso ago. 2019.
COSTA, D. L.; BUENO, J. L. P.; GOMES, M. A. O. O discurso da área de saúde sobre a educação à distância frente aos princípios da educação e trabalho. Rev. HISTEDBR. v. 66, p. 307-20, 2015.
CRF-SP. 2017. Profissões da saúde contra a graduação na modalidade 100% EAD. Disponível em http://www.crfsp.org.br/noticias/8346-profissoes-da-saude-se-reunem-para-definir-estrategias-contra-a-graduacao-na-modalidade-100-ead.html Acesso ago. 2019.
FCFAS. Relatório do I Seminário sobre Ensino de Graduação à Distância na Área da Saúde do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde - FCFAS. 2011. Disponível em http://www.cfess.org.br/arquivos/Documento_Final_EaD_03.2011.pdf Acesso ago. 2018.
FERREIRA, M. L. S. M.; COTTA, R. M. M.; OLIVEIRA, M. S. Reconstrução teórica do cuidado para as práticas de saúde: um olhar a partir da produção de alunos de curso de especialização a distância. Rev. Bras. Educ. Med. v. 32, p. 291-300, 2008.
GUIA DO ESTUDANTE. 2015. EaD funciona para cursos práticos? Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/ead-funciona-para-cursos-praticos/ Acesso ago. 2019.
HATAKEYAMA, V. V.; GOMES, A. C. O papel do tutor na aprendizagem – EAD. Rev. Humani. Inov. v. 6, p. 396-403, 2019.
MACHADO, A. B.; PRADO, R. Um olhar no processo de ensino-aprendizagem no curso pós graduação gestão em saúde na modalidade EaD. Rev. Da Univ. Vale do Rio Verde. v. 14, p. 3-13, 2016.
MARTINS, O. B. Teoria e prática tutorial em educação a Distância. Educ. rev. v. 21, p. 153-71, 2003.
MEC. 2018. Censo de Educação Superior 2017. Disponível em http://www.portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior Acesso ago. 2019.
OKADA, A. L. P. Desafio para EAD: como fazer emergir a colaboração e a cooperação em ambientes virtuais de aprendizagem?. In: Silva, M. (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
OLIVEIRA, M. A. N. Educação à distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. Bras. Enfer. v. 60, p. 585-9, 2007.
OLIVEIRA, A. M. A. P. O papel do tutor em cursos de educação à distância: competências e habilidades. Rev. Multext. v. 2, p. 23-9, 2013.
PETERS, O. Educação à distância em transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
POLAK, Y. N. S.; REICH, S. T. S. Abrindo trilhas, descortinando novos horizontes na educação a distância. Rev. Form. v.2, p. 59-72, 2002.
REIS, I. S. C. L. Práticas de Ensino Superior On-Line: O Papel do Tutor neste Cenário. In: Anais do II Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. Campo Grande, 2004. São Paulo: ABED, 2004.
REIS, I. S. C. L. Aprendendo com Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Guia Brasileiro de Educação a Distância. In: CERUTTI, Izabella; HOSSE, Igor; MOREIRA, Maria da Graça. (Org.). Guia Brasileiro de Educação a distância. São Paulo: Esfera, 2002.
SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online. In: SILVA, Marcos (org). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.