TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3103

Palavras-chave:

nteligência Artificial, Educação, Aprendizagem de Máquina, Ensino-Aprendizagem

Resumo

A utilização de inteligência artificial (IA) no ensino-aprendizagem é um tema cada vez mais presente na literatura académica e um dos principais desafios para a implementação da IA na educação é a necessidade de lidar com questões éticas. Diante desse cenário, quais são as transformações no ensino-aprendizagem com o uso da inteligência artificial para a geração automática de textos? Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as transformações no ensino-aprendizagem com o uso da IA para a geração automática de textos. A resposta ocorreu através do desenvolvimento de uma revisão de literatura sistemática, com publicações entre os anos de 2021 e 2023, o que resultou na análise de 15 artigos. Pode-se verificar que a personalização e adaptação da aprendizagem dos alunos, proporcionada pela IA, pode resultar em melhores resultados de engajamento e desempenho, além de que a análise de dados educacionais por meio de algoritmos avançados permite uma compreensão mais profunda das práticas pedagógicas e identificação de padrões para melhorias no processo educativo. Conclui-se que é essencial que a IA seja utilizada com cautela e em conjunto com o conhecimento pedagógico dos profissionais da educação, sem que os professores sejam integralmente ou parcialmente substituídos – é preponderante que estes estejam na sala de aula para conduzir o ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto de Almeida Correa Barbosa

    Advogado e professor, graduado em Direito pela PUC-Campinas, graduando em Análises de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim e Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Líbano. 

Referências

AHADI, Alireza et al. Text mining in education—A bibliometrics-based systematic review. Education Sciences, v. 12, n. 3, p. 210, 2022. Disponível em https://www.mdpi.com/2227-7102/12/3/210/pdf. Acesso em 07 abr. 2023.

AKGUN, Selin; GREENHOW, Christine. Artificial intelligence in education: Addressing ethical challenges in K-12 settings. AI and Ethics, p. 1-10, 2021. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s43681-021-00096-7. Acesso em 07 abr. 2023.

ALAM, Ashraf. A digital game-based learning approach for effective curriculum transaction for teaching-learning of artificial intelligence and machine learning. In: 2022 International Conference on Sustainable Computing and Data Communication Systems (ICSCDS). IEEE, 2022. p. 69-74. Disponível em https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9760932/. Acesso em 07 abr. 2023.

ALAM, Ashraf. Possibilities and apprehensions in the landscape of artificial intelligence in education. In: 2021 International Conference on Computational Intelligence and Computing Applications (ICCICA). IEEE, 2021. p. 1-8. Disponível em https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9697272/. Acesso em 07 abr. 2023.

BARBOSA, C. R. A. Guia prático para a categorização da Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação: explicações simples com exemplos de aplicação. São Paulo: Uiclap, 2023.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; SEARSMITH, Duane. Artificial intelligence for education: Knowledge and its assessment in AI-enabled learning ecologies. Educational Philosophy and Theory, v. 53, n. 12, p. 1229-1245, 2021. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00131857.2020.1728732. Acesso em 07 abr. 2023.

EYSENBACH, Gunther et al. The role of chatgpt, generative language models, and artificial intelligence in medical education: A conversation with chatgpt and a call for papers. JMIR Medical Education, v. 9, n. 1, p. e46885, 2023.Disponível em https://mededu.jmir.org/2023/1/e46885/. Acesso em 07 abr. 2023.

KIM, Seonghun et al. Why and what to teach: AI curriculum for elementary school. In: proceedings of the AAAI Conference on Artificial Intelligence. 2021. p. 15569-15576. Disponível em https://ojs.aaai.org/index.php/AAAI/article/download/17833/17638. Acesso em 07 abr. 2023.

OKOYE, Kingsley et al. Towards teaching analytics: a contextual model for analysis of students’ evaluation of teaching through text mining and machine learning classification. Education and Information Technologies, p. 1-43, 2022. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-021-10751-5. Acesso em 07 abr. 2023.

OUYANG, Fan; ZHENG, Luyi; JIAO, Pengcheng. Artificial intelligence in online higher education: A systematic review of empirical research from 2011 to 2020. Education and Information Technologies, v. 27, n. 6, p. 7893-7925, 2022. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352827321001117. Acesso em 07 abr. 2023.

RAKHIMOV, Mehriddin; YULDASHEV, Axrorjon; SOLIDJONOV, Dilyorjon. The role of artificial intelligence in the management of e-learning platforms and monitoring knowledge of students. Oriental renaissance: Innovative, educational, natural and social sciences, v. 1, n. 9, p. 308-314, 2021. Disponível em https://cyberleninka.ru/article/n/the-role-of-artificial-intelligence-in-the-management-of-e-learning-platforms-and-monitoring-knowledge-of-students. Acesso em 07 abr. 2023.

RAZZAQ, Saad et al. DeepClassRooms: a deep learning based digital twin framework for on-campus class rooms. Neural Computing and Applications, p. 1-10, 2022. Disponível em https://www.mdpi.com/2076-3417/12/5/2534/pdf. Acesso em 07 abr. 2023.

SHAH, Dhruvil et al. Exploiting the capabilities of blockchain and machine learning in education. Augmented Human Research, v. 6, p. 1-14, 2021. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s41133-020-00039-7. Acesso em 07 abr. 2023.

SHIN, Jinnie; BULUT, Okan. Building an intelligent recommendation system for personalized test scheduling in computerized assessments: A reinforcement learning approach. Behavior Research Methods, v. 54, n. 1, p. 216-232, 2022.Disponível em https://link.springer.com/article/10.3758/s13428-021-01602-9. Acesso em 07 abr. 2023.

SORTE, Paulo Boa et al. Inteligência artificial e escrita acadêmica: o que nos reserva o algoritmo GPT-3? Revista EntreLinguas, p. e021035-e021035, 2021. Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/download/15352/11411. Acesso em 07 abr. 2023.

ZHAI, Xuesong et al. A Review of Artificial Intelligence (AI) in Education from 2010 to 2020. Complexity, v. 2021, p. 1-18, 2021. Disponível em https://www.hindawi.com/journals/complexity/2021/8812542/. Acesso em 07 abr. 2023.

Publicado

29/04/2023

Como Citar

TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453103. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3103