O USO DOS SOFTWARES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.320

Palavras-chave:

Tecnologia, Softwares, Educação Matemática

Resumo

Dentro do contexto histórico brasileiro, marcado pela defasagem na aprendizagem dos alunos em desenvolver habilidades básicas ensinadas na escola, em especial na disciplina de Matemática, este trabalho tem as atenções voltadas em apresentar uma metodologia que utilize os recursos tecnológicos como ferramenta didática durante as aulas de Matemática. O objetivo deste artigo é mostrar a importância de se utilizar as tecnologias como ferramenta de ensino e como recurso didático, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e atrativas, almejando assim, atingir melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e a utilização de recursos computacionais, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando por base alguns estudos sobre tal tema, estudos esses desenvolvidos por Tajra, Braga e Valente, dentre outros autores. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental analisando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a inserção da informática na educação brasileira. Posteriormente, foi realizada uma intervenção pedagógica com alunos da 3ª série do Ensino Médio que estudam em uma escola estadual localizada na cidade de Teresina - PI, aplicando o software Geometria do Táxi: Contagem. Por fim, foram feitas as análises dos dados obtidos em nossas pesquisas, evidenciando os resultados observados e apresentando as devidas considerações sobre o presente estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Erimar dos Santos Oliveira, Universidade estadual do piaui

    Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI

  • Thiago Amaral Melo Lima, Mestrado pela UESPI

    Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI

  • Marcones de Oliveira Silva

    Mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL

  • Pétrick Oliveira da Silva, Mestrado pela UFERSA

    Mestrado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA

Publicado

09/06/2021

Como Citar

O USO DOS SOFTWARES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. (2021). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25320. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.320