A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM COM O IDOSO E FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3360Palavras-chave:
Assistência de Enfermagem, Saúde do Idoso, Atenção Primária e Serviço de Saúde do Idoso.Resumo
Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde criou o conceito de envelhecimento ativo, definido como “o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e saúde. onde há atendimento de enfermagem ou equipe de saúde. Com a chegada da velhice a anatomia humana muda um pouco e com a velhice ela muda completamente, e isso fica mais visível na pessoa idosa. No entanto, as alterações anatômicas que o envelhecimento acarreta aos indivíduos não podem ser sintetizadas apenas em aspectos externos como o aparecimento de rugas, perda de elasticidade da pele e aparecimento de cabelos grisalhos, tais modificações alteram a estética corporal, mas não influenciam no andamento das atividades de vida diária e a vida diária dos idosos.Downloads
Referências
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais, uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e Pesquisas. Rio de Janeiro (RJ): IBGE. 2010;317p.
Moraes EN. Atenção à Saúde do idoso: Aspectos conceituais. Brasília: Organização Pan Americana da Saúde; 2012.98p.
BIREME. Base de dados. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2006
BOEHS, Astrid E. Análise dos conceitos de negociação/acomodação da Teoria de M. Leininger. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n. 1, jan. 2002.
BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Política Nacional do Idoso. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ L8842.htm. Acesso em: 17 jan. 2006
Alberti, G. F., Espíndola, R. B., & Carvalho, S. O. R. M. (2014). Abordagem ao idoso na estratégia de saúde da família e as implicações para a atuação do enfermeiro. J. res.: fundam. care. Online, 6 (2), 695-702.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018). Projeções da população: Brasil e unidades da federação: revisão 2018. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. (2a ed.), IBGE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.