A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • João Victor Pedro Maria
  • Marçal Guerreiro do Amaral Campos Filho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3439

Palavras-chave:

Artes Marciais. Educação Física. Escola.

Resumo

O ensino das lutas na escola é muito importante tanto na formação motora, psicológica e social dos alunos. Assim, o tema desta pesquisa é a importância das lutas na educação física escolar para a formação integral dos alunos. Tendo como problema mostrar por que as lutas devem ser introduzidas nas aulas de educação física. Justificando – para que uma aula bem desenhada possa contribuir tanto no desenvolvimento motor dos alunos, como no aspeto psicológico e social, formando um ser de forma integral. Com o objetivo de mostrar ao leitor e aos profissionais da área a importância de trabalhar com lutas visando o desenvolvimento integral dos estudantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é descritiva, qualitativa e possui base bibliográfica de livros, artigos, periódicos, online e etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Victor Pedro Maria

Faccrei - Faculdade Cristo Rei.

Marçal Guerreiro do Amaral Campos Filho

Orientador - Faccrei - Faculdade Cristo Rei.

Referências

ALESSI, A; BOEIRA, W. N. S. Os benefícios das lutas e como trabalhar esse conteúdo na educação física escolar. 8° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2017. Disponível em:. Acesso em: 22/02/2022.

ANTUNES, M. M. As artes marciais chinesas para pessoas com deficiência: contextos, dilemas e possibilidades. Campinas: Tese de Doutorado. Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, 2013, 213p. Disponível em:. Acesso em: 20/02/2022.

BISPO, L. G; CESAR, R. Lutas como conteúdo na educação física escolar. UEPA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.

BREDA, Mauro (Et al.). Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2013. 158 p

CORREIA, W. R. Educação Física Escolar e Artes Marciais: entre o combate e o debate. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, n. 29, v.2, p.337-44, abr/jun 2015.Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.

COSTA, R. M. lutas e artes marciais nas aulas de educação física: uma revisão da literatura. Revista Gestão Universitária, nov/2017. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2022.

DA COSTA, Lamartine, P. (Org). Atlas do esporte do Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio Janeiro: Shape, 2015.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I.C. A. Educação física na escolar: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

FELIX, I.V.; GODOY, E. S. A influência da prática da capoeira regional na orientação espacial de alunos do 1º ciclo do ensino fundamental na cidade de Cabo Frio. 2017. Monografia (graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida, Cabo Frio, 2017.

FLECK, S.J. KRAEMER, W.J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

GASPAR, L. Karate-do Goju-ryu Seigokan: a origem das artes marciais. 2017. Disponível em: < http://220kdgrs.blogspot.com/2007/05/origem-das-artesmarciais.htmn > Acesso em: 26 fevt. 2022.

GERMANO, R. R.; MOURA, H. B. A importância dos movimentos básicos de lutas para as crianças na educação física escolar. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, n.10, 2011.

GOMES, N. C. et al. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Motrivivência Ano XXV, Nº 41, p.305-320 dez/2013. Disponível em: . Acesso em: 10/02/2022.

GONÇALVES, A. V. L; SILVA, M. R. S. Artes marciais e lutas: uma análise da produção de saberes no campo discursivo da educação física brasileira. Florianópolis: Revista Brasileira das Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 657-671, 21 jul./set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22/02/2022.

IMAMURA et al. Consumo Máximo de Oxigênio, composição corporal e força de praticantes de karatê altamente competitivos e iniciantes. Aplic. Human Sci,17(5): 215- 218, 1998.

LUCENA FILHO, A. W; ISIDORO, N. J. X. O conteúdo lutas e a educação física: uma proposta pedagógica para inclusão do judô na escola. Porto Alegre: XVII CONBRACE, IV CONICE, Ciência e Compromisso Social, 2011. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2022.

LUZ, S. Artes marciais na escola: um olhar diferente para a educação física escolar na perspectiva do currículo cultural. Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12/02/2022.

MAZZONI, A. V; OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. Lutas: da pré-história a pós-modernidade. Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2022.

MAYER, C. H. S; ANDRADE, P. N. Os valores éticos das artes marciais e sua presença na prática. Vitória: Trabalho de Conclusão de Curso. Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2022.

MICHAELIS. Dicionário On Line, 2012. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues>. Acesso em: 04 fev. 2022.

MOCARZEL, R. C. S. Artes marciais e jovens: violência ou valores educacionais? Um estudo de caso de um estilo de kung-fu. Niterói: Dissertação de Mestrado. Ciências da Atividade Física. Universidade Salgado de Oliveira, 2011, 119p. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2022.

NAZARIO, D. D. T. Karate-do na escola: trabalhando as lutas nas aulas de educação física. Criciúma, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, 2012. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2022.

NUNES, H. C. B. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. Buenos Aires: Efdeportes, Revista Digital, ago/2013. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2022.

NUNES, V. V. Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental. Santa Maria – RS: Monografia de Especialização, Educação Física Infantil e Anos Iniciais, Universidade Federal de Santa Maria, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10/02/2022.

OLIVEIRA, A. L. GOMES, F. R. F. SUZUKI, F.S. Conceito dos tipos de lutas a partir de uma visão de cultura corporal. Academos: Revista Eletrônica da FIA, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, L. R. Artes marciais e educação física escolar: por articulações concretas no ensino. São Paulo: Dissertação de Mestrado. Ciências. Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 23/02/2022.

PREYER, C. T. Educação física escolar: a importância da diversificação no ensino de seus conteúdos. Campinas, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12. fev. 2022.

RUFINO, L. G. B; DARIDO, S. C. O ensino das lutas nas aulas de educação física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista Educação Física da UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015. Disponível em: . Acesso em: 14/03/2022.

RUFINO, L.G.B.; DARIDO, S. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n.2, p.283-300, abr./jun. 2012.

SANTOS, B. E.; GODOY, E. S. A investigação sobre a aplicação dos esportes de luta na forma de conteúdo durante as aulas de Educação Física no 1º ciclo e 2º ciclo do ensino fundamental. 2017. Monografia (graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida: Cabo Frio, 2017.

SILVA, E. I. As lutas como recurso pedagógico nas aulas de educação física. Universidade do Extremo do Sul Catarinense, 2016. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2022.

SIMEONI, M. C; BARBOSA, R. O; CAZULA, F. S. Jiu-jitsu na escola: possibilidade criativa e lúdica. EDUCERE, Formação de Professores, Contextos, Sentidos e Práticas, 2017. ISSN 2176-1396. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2022.

VALE, J. G. B. As lutas enquanto recursos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar. Duas Estradas – PB: Monografia, Licenciatura em Educação Física, Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/10371/1/2015_JoseIderaldoBezerraDoVale.pdf>. Acesso em: 13/02/2022.

TUBINO, M. J. G. MOREIRA, S.B. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 13 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2012.

Publicado

09/06/2023

Como Citar

Pedro Maria, J. V., & Campos Filho , M. G. do A. (2023). A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e413439. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.3439