ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE ESPUMAS E SUAS VARIÁVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3496

Palavras-chave:

Produção, Espumas, CEP

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e levantar os problemas relatados por diversos setores da empresa no quesito de fabricação de rolos e blocos de espuma. Fatores como problemas relacionados à qualidade, variação de tamanho e qualidade do equipamento foram observados, utilizando as ferramentas CEP (controle estatístico de processo) e cartas de controle. Foi acompanhado o processo produtivo de rolos cilíndricos e blocos de espumas, verificando as atividades que devem ser realizadas no processo de fabricação e na utilização da espuma nos produtos semiacabados e finais. Coletando as informações possíveis, foi possível fazer uma análise do processo de produção como um todo, examinando as possíveis variâncias relacionadas ao consumo de matéria-prima, mão de obra, procedimentos de fabricação, instalações, maquinários e ferramentas, e também mensurar como essas variáveis impactam na qualidade do produto em uma linha de produção por encomenda. Ao final, constatou-se que a máquina Flex foi a maior dificuldade encontrada, por não possuir um controle eficaz no sistema de operação e também pode-se concluir, em relação ao controle estatístico do processo, que a maior parte das amostras coletadas estão dentro do parâmetro de altura final. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Laura Nabero Horácio

    Estudante de Engenharia de Produção no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos - UNIFIO.

  • Luiza Nabero Horácio

    Estudante de Engenharia de Produção no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos - UNIFIO.

  • Gustavo José Correa Gonçalves

    Doutorando em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Bauru, mestre em Engenharia Elétrica  pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics - Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Ciência da Computação - Universidade Estácio de Sá. Professor substituto no Instituto Federal do Paraná - IFPR, campus de Jacarezinho e na UNESP - Sorocaba. Professor e coordenador de curso no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO), nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

  • Marcelo Rodrigo Munhoz

    Graduação em Engenharia de Produção Metalúrgica pela FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS e mestrado em Caracterização de Materiais - UTFPR - Câmpus Cornélio Procópio. Professor do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos. Doutorando em Engenharia Mecânica pela Unesp de Bauru.

  • Fernando Sabino Fonteque Ribeiro

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FEB/UNESP, campus Bauru - SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FEB/UNESP, campus Bauru - SP. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista - UNIP, campus Assis - SP. Técnico em Mecânica pelo Centro Paula Souza - ETEC Jacinto Ferreira de Sá, Ourinhos - SP.  Técnico de Laboratório em Mecânica no Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho - PR. Professor do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO). 

Referências

BRANDÃO, A. S, SANTANA, L.C. A otimização do processo de produção com a aplicabilidade da filosofia justi in time na empresa solaris equipamentos. Cairu em revista , Bahia, n.9, p.19-39, 2017

ESCOBAR, Just in time, entenda o que é e como funciona. Disponível em: < https://blog.egestor.com.br/just-in-time/>. Acesso em 13 de março de 2023.

FORBIZ. Just in Time. O que é e que benefícios traz para sua empresa? Forbiz, 2019. Disponível em: https://forbiz.com.br/just-in- time/#Tempo de preparação// . Acesso em: 15 de março de 2023.

GHINATO, P. Sistema Toyota de Produção – mais do que simplesmente Just in Time. Revista Produção, v. 5, n. 2, p. 169-190, 1995.

HENNING, E. Aperfeiçoamento e desenvolvimento dos gráficos combinados Shewhart-CUSUM binomiais. 2010.251f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

LUSTOSA, Leonardo Junqueira; DE MESQUITA, Marco Aurélio; OLIVEIRA, Rodrigo J. Planejamento e controle da produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MARTINS, P. P. P; BIDIN, M. A. L. O sistema Just in Time: uma visão crítica de sua implementação. 2006. 12 f. Dissertação (mestrado em Engenharia) - Universidade Paulista (UNIP), Bauru, 2006.

MAURICIO, Paulo. Just In Time VS Just In Case. Linkedin, 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/just-in-time-vs-just-in-case-paulo-raphael-mauricio/?trackingId=6heQEgT1SF2Ndb17buqfdQ%3D%3D//. Acesso em 29 de março de 2023.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

RODRIGUES, Leonardo. Aprenda como aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP) para a detecção de problemas.,2019. Disponível em: < https://www.voitto.com.br/blog/artigo/controle-estatistico-de-processo> .Acesso em 17 de março de 2023.

SESTREM, Thatiana. Controle Estatístico de Processo CEP: melhorias na produtividade, 2021. Disponível em: <https://qualyteam.com/pb/blog/controle- estatístico-processo>. Acesso em 17 de março de 2023.

SOUZA, G. R. Implantação do Controle Estatístico de Processos em uma empresa de bebidas. 2002. 111f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Profissionalizante – Ênfase em Qualidade e Desenvolvimento de Produtos e Processos) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2002.

Publicado

02/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE ESPUMAS E SUAS VARIÁVEIS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483496. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3496