RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO APLICANDO UM CAÇA TESOURO COM ENREDO DO FILME VINGADORES ULTIMATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3589

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Médio, Gamificação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado  em Computação II, do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, realizado nas turmas do Ensino Médio, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro-AM. Durante o estágio, desenvolveu-se uma proposta de gamificação que pudesse ser aplicada conforme a realidade da instituição, ou seja, uma metodologia que pudesse ser adaptada para um ensino sem utilizar muito recurso computacional e financeiro, uma vez que a escola não detém de recursos tecnológicos voltados às práticas educacionais. A metodologia foi realizada da seguinte forma: observação, coparticipação, e após estas etapas, observando e auxiliando os professores, os estagiários puderam, então, criar um plano de ação e aplicar a regência, enquanto os docentes os avaliavam.  Para a proposta didática buscou-se utilizar os enredos e personagens de filmes de super-heróis amplamente conhecidos e apreciados pelos jovens, incrementando-os   a um divertido caça ao tesouro cujas pistas foram elaboradas a partir do tema abordado em sala de aula pelo professor titular; todas codificadas em QR Codes podendo ser acessadas pelo smartphones; e espalhadas pelo recinto escolar. Esse caça tesouro foi criado pensando no tema em destaque nas aulas de Literatura, servindo como ponto de partida para motivar o discente a ser participativo nas aulas e construtor ativo do seu conhecimento.

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Biografias do Autor

  • Matheus Nascimento da Silva

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM - NESCAC/UEA. 

  • Suziane de Souza Mariano

    Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM - NESCAC/UEA.

  • Leonardo Leite da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro - NESCAC/UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na
    Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ivone Conrado de Souza

    Pós graduada em Psicopedagogia pela faculdade Táhirih, Amazonas, Brasil. Pedagoga na Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

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Publicado

13/07/2023

Como Citar

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO APLICANDO UM CAÇA TESOURO COM ENREDO DO FILME VINGADORES ULTIMATO. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473589. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3589