POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESCOLARIZAÇÃO TARDIA NA EJA: O CASO DA ESCOLA FHC EM PINDORETAMA-CEARÁ-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3602Palavras-chave:
Políticas educacionais. Escolarização da EJA. Ensino de qualidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais na escolarização tardia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na EEFM Francisca Holanda Costa, localizada no município cearense de Pindoretama. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão de literatura que abrangeu estudos relevantes sobre políticas educacionais, escolarização tardia na EJA e suas implicações. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e se caracteriza, quanto aos procedimentos técnicos, como estudo de caso. Além disso, as técnicas metodológicas utilizadas incluíram a coleta de dados e informações por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos da escola objeto de estudo, visando obter uma compreensão aprofundada da realidade local. Os resultados enfatizam a necessidade de uma abordagem abrangente para enfrentar os impactos da escolarização tardia na EJA e evidenciam que as políticas educacionais desempenham um papel importante nesse contexto. Em suma, é essencial promover a inclusão, valorizando as necessidades e características dos alunos adultos, e investir em recursos e estratégias adequadas. Dessa forma, será possível superar o desafio de proporcionar uma educação de qualidade para todos, independentemente da idade ou do momento em que retornam aos estudos.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. E. et al. A Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional: uma análise das estratégias da Meta 10 do Plano Nacional de Educação. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 5: Estratégias do Plano Nacional de Educação. Brasília: INEP, 2021. p. 71-105.
ALMEIDA, N. R. O de.; FONTENELE, I. S.; FREITAS, A. C. S. Paulo Freire e a
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.
BISPO, S. V. de S.; FARIA, E. M. da S. de.; GARCIA, E. E. B. Políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos: entre o ideal e o real. Retratos da Escola, v.15, n.32, p. 305–320, 2021.
CABRAL, P.; VIGANO, S. de M. M. Políticas públicas em educação para formação de professores na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais – RPPI, v. 2, n.1, p. 201-220, 2017.
DI PIERRO, M. C.; HADDAD, S. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos CEDES, v. 35, n. 96, p. 197–217, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MARASCHIN, M. S.; FERREIRA, L. S. Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional: histórico e perspectivas. ANAIS... 38ª Reunião Nacional da ANPEd, p. 1-15, 2017.
MOVIMENTO PELA BASE. Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA. 2022. Disponível em:
<https://observatorio.movimentopelabase.org.br/wp- content/uploads/2022/10/dossieeja.pdf> Acesso: 19 jun. 2023.
OLIVEIRA, E. C. de.; FERREIRA, M. J. de R. Políticas de EJA no Ifes: percursos de escolarização, de profissionalização e de resistência no PROEJA. Revista Trabalho Necessário, v.16, n. 30, p. 43-66, 2018.
PACO EDITORIAL. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as políticas públicas. 2020. Disponível em: < https://editorialpaco.com.br/educacao- de-jovens-e-adultos-eja-e-as-politicas-publicas/> Acesso: 19 jun. 2023.
RODRIGUES, V. E. R.; MOREIRA, J. B. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
uma abordagem das políticas públicas de inclusão social. Momento: diálogos em educação, v. 29, n. 1, p. 295–314, 2020.
SILVA, M. I. M. S. da.; GUERRA, M. J. Os impactos da escolarização tardia na EJA: um desafio a ser vencido na vida de adultos das camadas populares. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014.
SILVA, A. C. de M. Políticas Educacionais para Educação de Jovens e Adultos no Brasil: marcos legais e solicitações da realidade. Ensaios Pedagógicos, v.1, n.2, p. 34-39, 2017.
VASQUES, C. C.; ANJOS, M. B. dos; SOUZA, V. L. G. de. Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Educação Pública, v. 19, nº 16, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.