USO DE LABORATÓRIO VIRTUAL NO AUXÍLIO DAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CARAUARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3737

Palavras-chave:

Laboratório virtual, ensino-aprendizagem, Química

Resumo

O processo de evolução trouxe para a humanidade uma infinidade de tecnologias que se tornaram habituais ao nosso cotidiano. No contexto escolar, essas tecnologias trazem aspectos agregadores ao processo de ensino-aprendizagem, facilitando a troca de ideias, consolidação prática de conteúdos e maximizando aspectos como participação e engajamento. Nesta ótica, os softwares de simulação, surgem como importante recurso no estudo de disciplinas cientificas, tendo em vista as questões estruturais das escolas e dificuldade de supervisão de tantos alunos por apenas um único docente dentro de um ambiente de laboratório de ciências. A inclusão destes softwares, possibilitam ao professor um emprego prático do conteúdo, trazendo mais ludicidade para as aulas, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais pragmático e interativo. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiências vividas em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de Carauari, interior do Amazonas, Brasil, durante o Estágio Supervisionado em Computação II, que utilizou softwares de simulação se laboratório de Química como ferramenta pedagógica no ensino da disciplina de Química de forma prática, lúdica, interativa e sem qualquer risco aos alunos e docente na manipulação de substâncias e reagentes químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alaor Rezende da Silva

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Marlon Ponciano Paulino

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Heitor Lima da Silva

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Franciano Antunes

Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 1993.

DIAS, J. S. et al. Utilização de softwares de laboratório 3D como alternativa ao ensino prático em disciplinas de química. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa, 2019.

EVOBOOKS. Lab. de Misturas. Versão 1.9. – Disponível: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evobooks.SeparacaoDeMisturasDemo&hl=pt_BR&gl=US. Acessado em: 11/03/2023 às 09:21:05.

FONSECA, M. M. F. O relato de experiência como metodologia de pesquisa em enfermagem. Revista baiana de enfermagem, v. 32, p. 43-49, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MANDELA, Nelson. Freedom in Our Lifetime. (Discurso de Nelson Mandela em 1961). Disponível em: https://www.nelsonmandela.org/news/entry/freedom-in-our-lifetime. Acesso em: 15 mar. 2021.

MEC. Ministério de Educação. DADOS DO CENSO ESCOLAR – Noventa e cinco por cento das escolas de ensino médio têm acesso à internet, mas apenas 44% têm laboratório de ciências. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/ dados-do-censo-escolar--noventa-e-cinco-por-cento-das-escolas-de-ensino-medio-tem-acesso-a-internet-mas-apenas-44-tem-laboratorio-de-ciencias. Publicado em 12/02/2019 15h57. Acessado em: 8/5/2023.

MENDONÇA, Luiz André; SANTOS, Ivanete Batista. Laboratórios de ciências nas escolas: importância e desafios. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 459-473, 2015.

NOVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

UEA. Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Curso de Licenciatura em Computação 2018 – Apêndices A, p. 76. Resolução CNE/CP 2. Itacoatiara, 2018.

Publicado

04/08/2023

Como Citar

Silva, A. R. da, Paulino, M. P., Silva, H. L. da, & Antunes, F. (2023). USO DE LABORATÓRIO VIRTUAL NO AUXÍLIO DAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CARAUARI-AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483737. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3737

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias