USO DE LABORATÓRIO VIRTUAL NO AUXÍLIO DAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CARAUARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3737Palavras-chave:
Laboratório virtual, ensino-aprendizagem, QuímicaResumo
O processo de evolução trouxe para a humanidade uma infinidade de tecnologias que se tornaram habituais ao nosso cotidiano. No contexto escolar, essas tecnologias trazem aspectos agregadores ao processo de ensino-aprendizagem, facilitando a troca de ideias, consolidação prática de conteúdos e maximizando aspectos como participação e engajamento. Nesta ótica, os softwares de simulação, surgem como importante recurso no estudo de disciplinas cientificas, tendo em vista as questões estruturais das escolas e dificuldade de supervisão de tantos alunos por apenas um único docente dentro de um ambiente de laboratório de ciências. A inclusão destes softwares, possibilitam ao professor um emprego prático do conteúdo, trazendo mais ludicidade para as aulas, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais pragmático e interativo. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiências vividas em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de Carauari, interior do Amazonas, Brasil, durante o Estágio Supervisionado em Computação II, que utilizou softwares de simulação se laboratório de Química como ferramenta pedagógica no ensino da disciplina de Química de forma prática, lúdica, interativa e sem qualquer risco aos alunos e docente na manipulação de substâncias e reagentes químicos.
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