EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM COMPUTAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3866Palavras-chave:
Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação. Relatos de Experiência, Ensino Médio.Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar as experiências da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, no curso de graduação de Licenciatura em Computação de Coari (NESCOA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As atividades, foram realizados no Instituto Federal (IFAM) na cidade de Coari – Amazonas. A atual disciplina oferece experiências na área docente, fazendo com que o estagiário tenha que cumprir 03 (três) etapas fundamentais no decorrer do processor, sendo elas: 1ª Observação, inclui a oportunidade de observar o docente no seu âmbito de trabalho, 2ª Coparticipação, adentrando em sala de aula com o auxílio do docente participando ativamente das aulas e pôr fim a 3ª Regência, por meio das experiências de intervenções dos estagiários com os discentes com a finalidade de solucionar desafios por intermédio do uso das tecnologias no ensino. O trabalho aborda uma natureza descritiva qualitativa as quais relatam de maneira contextualizada as experiências vivenciadas na prática do estágio. As Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, (TDIC) na educação englobam várias ferramentas, como computadores, dispositivos móveis, internet, softwares educacionais, plataformas de aprendizagem online, recursos digitais, realidade virtual e aumentada, entre outros. A metodologia permite que os alunos tenham essa alfabetização tecnológica de maneira correta. Nossas considerações vêm por meio das experiências vivenciadas no âmbito institucional e em sala de aula compartilhando nossos conhecimentos das TDIC com os professores e alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4. Ed. Brasília: senado federal, coordenação de edições técnicas, 2020.
BRASIL. Resolução nº 02, de 22 de dezembro de 2017. Que institui e orienta a implantação da base nacional comum curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da educação básica. Diário oficial da união, seção 1, p. 41-44, brasília, 2017.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da educação. Brasília: mec, 2017. Disponível em: acesso em: 20 maio. 2023.
SILVA, adriana santos da. A tecnologia como nova prática pedagógica. Monografia apresentada ao curso de pós-graduação em supervisão escolar. Vila velha, 2011.
SOFFNER, r. Tecnologia e educação: um diálogo freire–papert. Tópicos educacionais, 19(1).2013
SOUSA j. M. O professor como pessoa. Porto: edições asa, 2000.
TUNES, elizabeth; TACCA, maria c. V. R.; JUNIOR, roberto dos santos b. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.
UEA - universidade do estado do amazonas. Projeto pedagógico (curso de licenciatura em computação) - cesit/uea. Apêndice “a”. Art. 5º - capítulo iii - dos objetivos. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.