CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES VOLTADAS AO MARKETING ODONTOLÓGICO NO INSTAGRAM: ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3903Palavras-chave:
Ética odontológica, Odontologia, MarketingResumo
Como forma de captar e atrair novos pacientes para dentro do seu consultório, cirurgiões dentistas têm utilizado das redes sociais, a exemplo do Instagram, como um recurso adjuvante para disseminar seus conhecimentos e serviços. No entanto, são inúmeras as infrações éticas cometidas por eles, visto que para uma publicação ser considerada adequada eticamente, ela precisa estar dentro das normas descritas no Código de Ética Odontológico (CEO). Desse modo, é imprescindível que o profissional esteja atento a todas essas diretrizes, a fim de que o marketing odontológico traga resultados benéficos para o seu dia a dia dentro do consultório. O objetivo do trabalho é caracterizar as publicações voltadas à publicidade e propaganda de clínicas e consultórios odontológicos sob a óptica da ética odontológica, além de avaliar o conteúdo dessas postagens identificando as adequações e inadequações relativas ao CEO e as resoluções do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Os resultados demonstraram que apesar de diversas clínicas e consultórios utilizarem do engajamento do Instagram para se divulgarem, a grande maioria (82,5%) não segue as determinações impostas pelo Sistema de Conselhos de Odontologia. Sendo assim, é de extrema importância que os profissionais estejam atentos ao utilizarem da Odontologia digital como um meio de marketing, devendo-se sempre estar em conformidade com as diretrizes e regulamentações éticas, a fim de ter um retorno que contribua com o seu sucesso profissional.
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