PROPOSTA DE PROJETO DE CRIAÇÃO DO ESPAÇO MEMÓRIA DO IFAM CAMPUS CMDI
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3923Palavras-chave:
História, Memória, CulturaResumo
O projeto resume-se a relação entre Memória e História, particularmente atentando para a interação dessa relação com as instâncias do Espaço e do Tempo. O objetivo é traçar uma visão panorâmica da história do Campus e da Instituição como um todo, refletindo sobre o conceito de Memória e Cultura, desde os primórdios da implantação do Campus. A metodologia aplicada resume-se à pesquisa documental e bibliográfica abordando: memória, fatos, registros fotográficos e documentais, lugares de memória e tempo. Conclui-se que a criação desse espaço memória contribui para divulgação e preservação da identidade institucional, possibilitando uma reflexão profundada sobre o passado por meio de sua representação no tempo presente.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: BACHELARD, Gaston. A Filosofia do Não; O novo espírito científico; A poética do espaço (Série Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1978, p.181-354.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Reflexões sobre o conceito de memória no campo da documentação administrativa. In: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes. Tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2006. P. 271-278.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
IFAM,Cmdi.Distrito Industrial.CDI Promove Visita do Primeiro Diretor da Unidade de Ensino Descentralizada. UNED-ETFAM,2023.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, memória e centralidade urbana. Revisto Mosaico, v.1, n.1, p. jan/jun, 2008.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
LEGOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SRE. Almenara. Superintendência Regional de Ensino de Almenara. Minas Gerais: Evento, 2018.https://srealmenara.educacao.mg.gov.br/banco-de-noticias/2-uncategorised/142-a-importancia-de-resgatarmemorias#:~:text=Preservar%20a%20mem%C3%B3ria%20do%20lugar,organizar%20os%20registros%20dos%20fatos.
SILVA, Claudinei Fernandes Paulino da. A teoria da Memória Coletiva de Maurice Halbwachs em Diálogo com Dostoievski: Uma Análise Sociólogo Religiosa a partir da Literatura. Extraído da Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Batista de Campinas. Campinas: 6ª Edição, V.5 – Nº2 – Dezembro de 2009. ISSN: 1980-0215.
UNED, Unidades de Ensino Descentralizadas, UNED/ Manaus. 1990
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.