GERAÇÃO SCREENAGERS E UM NOVO MODELO DE “E-EDUCAÇÃO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3947

Palavras-chave:

Geração Screenagers. Educação. Tecnologia.

Resumo

Este artigo explora a geração Screenagers, alunos nativos digitais criados em um mundo conectado, e sua relação com a educação. Os desafios surgem do contraste entre suas habilidades digitais e os métodos tradicionais de ensino, tornando crucial a integração da tecnologia no ambiente educacional. Através de pesquisas e estudos bibliográficos foi observado que os Screenagers estão imersos em dispositivos eletrônicos e têm acesso instantâneo à informação, o que afeta suas expectativas em relação ao aprendizado. Professores e escolas devem adaptar suas práticas pedagógicas para engajar essa geração em um ambiente educacional dinâmico e relevante. A capacitação dos educadores é fundamental para utilizar a tecnologia como ferramenta central de ensino e orientar os alunos sobre seu uso ético e responsável. A integração da tecnologia na educação oferece oportunidades, permitindo um ensino mais inclusivo e personalizado. A colaboração entre educadores, gestores, pais e a comunidade é essencial para adaptar as estratégias educacionais às necessidades dessa geração, preparando os Screenagers para serem cidadãos críticos e criativos em um mundo digital e globalizado. Em conclusão, a geração Screenagers demanda uma abordagem educacional atualizada e inovadora. Ao enfrentar os desafios e explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, a educação pode preparar os Screenagers  para um futuro repleto de oportunidades e desafios tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Nathalia Maria de Amorim

Graduação em Licenciatura em Física na UFPE, Licenciatura em Matemática na UNIBF, Pós-graduação em Ensino da Matemática e Ciências Naturais na UNIBF e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University.

Davi Oliveira da Cruz

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática na UNICAP, Pós graduação em Ensino da Matemática e da Física na UNICV, Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST - EUA e Doutorando em Ciências da Educação na FICS - PY.

José Carlos da Silva Júnior

Graduação em Engenharia Elétrica (UFPE) e Licenciado em Matemática (ETEP) Pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFES).

Gabriel Allan Lima de Almeida

Graduação em Licenciatura plena em Letras-Espanhol (UFPE), segunda licenciatura em Letras-Português (UCB), pós-graduando em Linguística Aplicada ao ensino de Português na educação básica (FSG) e pós-graduando em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas (UFPE).

Emanuel Fagundes Bezerra da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (Unicap). Pós-graduação em Economia Criativa (Faculdade Intervale). Mestrando em Indústrias Criativas (Unicap).

Referências

BOYD, D. It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens. New Haven: Yale University Press, 2014.

COOK-SATHER, A. Sound, Presence, and Power: ‘Student Voice’ in Educational Research and Reform. Curriculum Inquiry. v. 36, n. 4, p. 359-390, 2006.

HARGITTAI, E. Digital Inequality: Differences in young adults' use of the Internet. Communication Research. v. 35, n. 5, p. 602-621, 2008.

LIVINGSTONE, S. & HADDON, L. EU Kids Online: Final report. LSE. London: EU Kids Online, 2009.

MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Campinas: Papirus Editora, 2014.

OBLINGER, D. G., & OBLINGER, J. L. (Eds.). Educating the Net Generation. EDUCAUSE, 2005.

POSTMAN, N. O Fim da Educação: Redefinindo o Valor da Escola. Rio de Janeiro: Vintage Books, 1995.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

TAPSCOTT, D. Grown up digital:, Don. Grown Up Digital: How the Net Generation is Changing Your World. New York: McGraw-Hill Education, 2009.

Publicado

07/09/2023

Como Citar

Amorim, N. M. de, Oliveira da Cruz, D., da Silva Júnior, J. C., Lima de Almeida, G. A., & Fagundes Bezerra da Silva, E. (2023). GERAÇÃO SCREENAGERS E UM NOVO MODELO DE “E-EDUCAÇÃO”. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493947. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3947