GERAÇÃO SCREENAGERS E UM NOVO MODELO DE “E-EDUCAÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3947Palavras-chave:
Geração Screenagers. Educação. Tecnologia.Resumo
Este artigo explora a geração Screenagers, alunos nativos digitais criados em um mundo conectado, e sua relação com a educação. Os desafios surgem do contraste entre suas habilidades digitais e os métodos tradicionais de ensino, tornando crucial a integração da tecnologia no ambiente educacional. Através de pesquisas e estudos bibliográficos foi observado que os Screenagers estão imersos em dispositivos eletrônicos e têm acesso instantâneo à informação, o que afeta suas expectativas em relação ao aprendizado. Professores e escolas devem adaptar suas práticas pedagógicas para engajar essa geração em um ambiente educacional dinâmico e relevante. A capacitação dos educadores é fundamental para utilizar a tecnologia como ferramenta central de ensino e orientar os alunos sobre seu uso ético e responsável. A integração da tecnologia na educação oferece oportunidades, permitindo um ensino mais inclusivo e personalizado. A colaboração entre educadores, gestores, pais e a comunidade é essencial para adaptar as estratégias educacionais às necessidades dessa geração, preparando os Screenagers para serem cidadãos críticos e criativos em um mundo digital e globalizado. Em conclusão, a geração Screenagers demanda uma abordagem educacional atualizada e inovadora. Ao enfrentar os desafios e explorar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, a educação pode preparar os Screenagers para um futuro repleto de oportunidades e desafios tecnológicos.
Downloads
Referências
BOYD, D. It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens. New Haven: Yale University Press, 2014.
COOK-SATHER, A. Sound, Presence, and Power: ‘Student Voice’ in Educational Research and Reform. Curriculum Inquiry. v. 36, n. 4, p. 359-390, 2006.
HARGITTAI, E. Digital Inequality: Differences in young adults' use of the Internet. Communication Research. v. 35, n. 5, p. 602-621, 2008.
LIVINGSTONE, S. & HADDON, L. EU Kids Online: Final report. LSE. London: EU Kids Online, 2009.
MORAN, J. M. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Campinas: Papirus Editora, 2014.
OBLINGER, D. G., & OBLINGER, J. L. (Eds.). Educating the Net Generation. EDUCAUSE, 2005.
POSTMAN, N. O Fim da Educação: Redefinindo o Valor da Escola. Rio de Janeiro: Vintage Books, 1995.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
TAPSCOTT, D. Grown up digital:, Don. Grown Up Digital: How the Net Generation is Changing Your World. New York: McGraw-Hill Education, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.