A PROFISSÃO DO PROFESSOR: ENTRE O MARCO LEGAL E A REALIDADE VIVIDA NO IFAM CAMPUS COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3984

Palavras-chave:

Profissão docente. Desenvolvimento profissional docente. Desafios profissionais.

Resumo

O presente artigo apresenta os desafios para o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) no Campus Coari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), tanto no que se refere ao estrito cumprimento da legislação que ampara a carreira do professor, quanto no cumprimento dos deveres funcionais. Neste estudo, objetivamos compreender os principais fatores que implicam nas dificuldades para o trabalho docente e que influenciam no desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, resultado do Projeto de Conclusão do Curso Técnico (PCCT) em Administração, na modalidade subsequente, realizado no Campus Coari. Foram coletados dados por intermédio de entrevistas junto aos professores do Campus, observação da realidade local, estudo do marco legal relativo à profissão docente, além de estudo teórico nos campos da formação de professores e gestão de pessoas. O trabalho trouxe reflexões e inquietações diversas sobre o exercício da docência em contextos complexos como o IFAM e o município de Coari.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Juliete Sombra de Souza

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Coari. Graduanda em Psicologia na Faculdade FAMETRO - Coari-AM.

Claudio Afonso Peres

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Coari. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

AZEVEDO, Andreza K. G.; SOARES, Paula V. O desafio do Docente Universitário na Contemporaneidade. Igapó, Revista de Educação, Ciências e Tecnologia do IFAM, Manaus, v. 13, n. 2, dez. 2019.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 jul. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jul. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei . 11.738/08. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l11738.htm. Acesso em: 29 jul. 2023.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri: Manole, 2014.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 30.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PERES, C. A.; MONTEIRO, F. M. de A.; GONZÁLEZ MONTEAGUDO, J. Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências. Linhas Crí¬ticas, v. 29, p. e47920, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47920. Acesso em: 29 jul. 2023.

PERES, Claudio Afonso. Tecendo a docência nas diferenças culturais: processos de identificação docente no Instituto Federal Campus Coari - Amazonas. 2022. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: N. A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SILVA, T. T. A Produção Social da Identidade e da Diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O. O Trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007.

ZEICHNER M. K. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

Publicado

13/09/2023

Como Citar

de Souza, J. S., & Peres, C. A. (2023). A PROFISSÃO DO PROFESSOR: ENTRE O MARCO LEGAL E A REALIDADE VIVIDA NO IFAM CAMPUS COARI-AM. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493984. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3984