EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Enfermagem. Salas de Espera.

Resumo

Objetivo: Destacar as experiências de cinco estudantes de graduação em enfermagem na realização de ações educativas com a comunidade. Método: Relato reflexivo descritivo de uma experiência com atividades de educação em saúde desenvolvidas no período de maio a junho de 2022 em uma Unidade Básica de Saúde de Uberlândia-MG, a partir das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Resultados: Através da proposta de Freire, foram elaboradas duas atividades que contemplavam temas de relevância. A primeira foi realizada com gestantes com mais de 35 semanas de gestação, introduzida com jogos de mitos e verdades, cartas ilustrativas e simulação representativa do momento do parto. A segunda dinâmica envolveu um público-alvo mais diversificado, com crianças, adultos e idosos, sobre doenças respiratórias em destaque regional. Conclusão: As ações criadas pelo grupo possibilitaram a promoção da educação em saúde de acordo com as demandas da população da região, o desenvolvimento das atividades proporcionou a agregação de conhecimentos à população. Implicações para a prática: As propostas apresentadas permitem a ampliação das intervenções multiprofissionais durante a permanência do paciente na unidade de saúde, mesmo fora das consultas de rotina, considerando a capacidade de desenvolver a educação em saúde desde o primeiro contato com a Rede de Cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Karen Cristine Carvalho Moura

Universidade Federal de Uberlândia.

Ester Lara Nunes de Souza

Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda de Almeida Barbosa Flores

Universidade Federal de Uberlândia.

Anna Beatriz Vilela Santos

Universidade Federal de Uberlândia.

Hemilly Francisco Amaral

Universidade Federal de Uberlândia.

Carla Denari Giuliani

Universidade Federal de Uberlândia.

Gabriela Luiza da Silva

Universidade Federal de Uberlândia.

Fabia Faria Silva

Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BRASIL. Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/universo_atuacao.php>. Acesso em: 25 de abr.2023

UNIMED BR. Mitos e verdades sobre parto. São Paulo, 10 fev. 2022. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/mitos-e-verdades-sobre-parto. Acesso em: 01 jun. 2022.

CAMARGO JÚNIOR, Elton Brás et al. REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ÁREA DA SAÚDE E ENFERMAGEM. Revista Saúde Multidisciplinar, Mineiros, v. 2, p. 95-106, mar. 2014. Disponível em:http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/22/20. Acesso em: 12 abr.2023.

CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020. Brazilian Journal of Development. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-383. Acesso em: 11 abr. 2023.

COSTA, Daniel Alves da et al. Enfermagem e a Educação em Saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás “Candido Santiago”. 2020;6(3):e6000012. Disponível em:https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234/90. Acesso em: 12 abr.2023.

FONTANA, Rosane Teresinha et al. Reflexões sobre a educação em saúde como um processo emancipatório. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 5196-5203, 2020. Brazilian Journal of Health Review. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n3-096. Acesso em: 11 abr. 2023.

GONÇALVES, Romário de Sousa et al. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 5811-5817, 2020. Brazilian Journal of Health Review. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n3-144. Acesso em: 10 abr.2023.

MARINA BESSA. 17 mitos e verdades sobre gravidez. Superinteressante. São Paulo, Vila Romana, 11 de maio de 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/17-mitos-e-verdades-sobre-gravidez/. Acesso em: 01 jun. 2022.

OLIVEIRA, Marcio Sacramento de; MONTOVANI, Elisa Hypólito; SANTANA, Maria de Fátima Ebole de; LEON, Antonio Carlos Monteiro Ponce de; MARQUES, Márcio Candeias. Mortalidade por doença respiratória crônica no Brasil: tendência temporal e projeções. Revista de Saúde Pública, [S.L.], v. 56, n. 1, p. 1-13, 13 jun. 2022. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003672. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/199802. Acesso em: 05 out. 2023.

Organização Mundial de Saúde. Noncommunicable Diseases Data Portal. Disponível em: https://ncdportal.org/. Acesso em: 05 out. 2023.

TOMBOLATO, Milena Moreti; OLIVEIRA, Jessica Bassani de; CARDOSO, Claudia Andrea Lima. Análise epidemiológica de doenças respiratórias entre 2015 a 2020 no território brasileiro. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 1-11, 29 jun. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16819.

TOSTES, Natalia A.; SEIDL, Eliane Maria F.. Expectativas de gestantes sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto. Temas em Psicologia, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 681-693, 2016. Associacao Brasileira de Psicologia. http://dx.doi.org/10.9788/tp2016.2-15

YOSHIZAKI, Carlos Tadashi et al (ed.). Parto e puerpério: fases clínicas do parto. In: ZUGAIB, Marcelo et al (org.). Zugaib Obstetrícia. 4. ed. Barueri: Manole, 2020. Cap. 4. p. 329-335.

Publicado

12/10/2023

Como Citar

Cristine Carvalho Moura, K., Lara Nunes de Souza, E., de Almeida Barbosa Flores, F., Beatriz Vilela Santos, A., Francisco Amaral, H., Denari Giuliani, C., … Faria Silva, F. (2023). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104174. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174