EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174Palavras-chave:
Educação em Saúde. Enfermagem. Salas de Espera.Resumo
Objetivo: Destacar as experiências de cinco estudantes de graduação em enfermagem na realização de ações educativas com a comunidade. Método: Relato reflexivo descritivo de uma experiência com atividades de educação em saúde desenvolvidas no período de maio a junho de 2022 em uma Unidade Básica de Saúde de Uberlândia-MG, a partir das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Resultados: Através da proposta de Freire, foram elaboradas duas atividades que contemplavam temas de relevância. A primeira foi realizada com gestantes com mais de 35 semanas de gestação, introduzida com jogos de mitos e verdades, cartas ilustrativas e simulação representativa do momento do parto. A segunda dinâmica envolveu um público-alvo mais diversificado, com crianças, adultos e idosos, sobre doenças respiratórias em destaque regional. Conclusão: As ações criadas pelo grupo possibilitaram a promoção da educação em saúde de acordo com as demandas da população da região, o desenvolvimento das atividades proporcionou a agregação de conhecimentos à população. Implicações para a prática: As propostas apresentadas permitem a ampliação das intervenções multiprofissionais durante a permanência do paciente na unidade de saúde, mesmo fora das consultas de rotina, considerando a capacidade de desenvolver a educação em saúde desde o primeiro contato com a Rede de Cuidados.
Downloads
Referências
BRASIL. Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/universo_atuacao.php>. Acesso em: 25 de abr.2023
UNIMED BR. Mitos e verdades sobre parto. São Paulo, 10 fev. 2022. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/mitos-e-verdades-sobre-parto. Acesso em: 01 jun. 2022.
CAMARGO JÚNIOR, Elton Brás et al. REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ÁREA DA SAÚDE E ENFERMAGEM. Revista Saúde Multidisciplinar, Mineiros, v. 2, p. 95-106, mar. 2014. Disponível em:http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/22/20. Acesso em: 12 abr.2023.
CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020. Brazilian Journal of Development. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-383. Acesso em: 11 abr. 2023.
COSTA, Daniel Alves da et al. Enfermagem e a Educação em Saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás “Candido Santiago”. 2020;6(3):e6000012. Disponível em:https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234/90. Acesso em: 12 abr.2023.
FONTANA, Rosane Teresinha et al. Reflexões sobre a educação em saúde como um processo emancipatório. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 5196-5203, 2020. Brazilian Journal of Health Review. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n3-096. Acesso em: 11 abr. 2023.
GONÇALVES, Romário de Sousa et al. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 5811-5817, 2020. Brazilian Journal of Health Review. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n3-144. Acesso em: 10 abr.2023.
MARINA BESSA. 17 mitos e verdades sobre gravidez. Superinteressante. São Paulo, Vila Romana, 11 de maio de 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/17-mitos-e-verdades-sobre-gravidez/. Acesso em: 01 jun. 2022.
OLIVEIRA, Marcio Sacramento de; MONTOVANI, Elisa Hypólito; SANTANA, Maria de Fátima Ebole de; LEON, Antonio Carlos Monteiro Ponce de; MARQUES, Márcio Candeias. Mortalidade por doença respiratória crônica no Brasil: tendência temporal e projeções. Revista de Saúde Pública, [S.L.], v. 56, n. 1, p. 1-13, 13 jun. 2022. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003672. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/199802. Acesso em: 05 out. 2023.
Organização Mundial de Saúde. Noncommunicable Diseases Data Portal. Disponível em: https://ncdportal.org/. Acesso em: 05 out. 2023.
TOMBOLATO, Milena Moreti; OLIVEIRA, Jessica Bassani de; CARDOSO, Claudia Andrea Lima. Análise epidemiológica de doenças respiratórias entre 2015 a 2020 no território brasileiro. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 1-11, 29 jun. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16819.
TOSTES, Natalia A.; SEIDL, Eliane Maria F.. Expectativas de gestantes sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto. Temas em Psicologia, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 681-693, 2016. Associacao Brasileira de Psicologia. http://dx.doi.org/10.9788/tp2016.2-15
YOSHIZAKI, Carlos Tadashi et al (ed.). Parto e puerpério: fases clínicas do parto. In: ZUGAIB, Marcelo et al (org.). Zugaib Obstetrícia. 4. ed. Barueri: Manole, 2020. Cap. 4. p. 329-335.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.