USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217

Palavras-chave:

Ensino inclusivo. Educação Química. Tabela periódica.

Resumo

A inclusão no ensino contribui para promoção de uma sociedade mais igualitária e proporciona oportunidades educacionais para todos os indivíduos. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica inclusiva para o ensino de Química. O projeto de intervenção foi aplicado durante o Programa de Residência Pedagógica, núcleo Química, em uma escola integral na cidade de Manaus-Amazonas. A metodologia consistiu no desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem inclusivo – Jogo Didático - com abordagem da Tabela Periódica. Inicialmente houve a exposição de um documentário sobre a percepção de pessoas com deficiência visual sobre o mundo. Logo após as discussões, houve a construção da tabela periódica inclusiva. Os discentes tiveram a oportunidade de confeccionar a sua própria tabela utilizando os materiais usuais da rotina escolar e tiveram um momento de sociabilização. Verificou-se uma maior aproximação dos alunos com deficiência visual aos demais, proporcionando a interação de todos de forma indiscriminada. Concluiu-se que uma atenção maior é necessária para que questões que envolvam a inclusão sejam abordadas de forma a viabilizar o aprendizado de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Paula Raquel da Rocha Soares

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Erasmo Sergio Ferreira Pessoa Junior

Doutor em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Professor na Universidade do Estado do Amazonas. Tefé-Amazonas.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Doutora em Química. Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas, Coari-Amazonas.

Referências

ALMEIDA, G. M. S. Ensino de química orgânica a partir da contextualização nos livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.

BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C.; MORAIS, W.C.S. e YOSHENO, F.H. Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. Em foco: a experimentação. Revista Itinerarius Reflectionis, v.12, n.1, p.1-12, 2016.

BENITE, C. R, M. B., ANNA, M,C. MORAIS, WARLANDEI,C, S. YOSHENO, FABIO, H. (2016). Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. EM FOCO: A EXPERIMENTAÇÃO. https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/22719/4/Artigo%20-%20Claudio%20Roberto%20Machado%20Benite%20-%202016.pdf

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996.

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas - (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.). O uno e o universo na educação. Uberlândia: Edufu, 2011. p. 3.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios.2003. disponivel em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf

CROCHIK, J. L. Preconceito e educação inclusiva. Preconceito e educação inclusiva. Brasília: SDH/PR, 2011.

DANTAS, L.. Bastos, A. Firme, M. Análise das condições de acessibilidade em atividades experimentais para estudantes com deficiência visual presentes em livros didáticos de Química.2023. file:///C:/Users/EMILY/Downloads/886-Texto%20revisado-2669-1-10-20230126%20(4).pdf

DOMINGOS, D. C.. Recena, M. C. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. 2010. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a21.pdf

FREITAS, J. C. R; et al. Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico – Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica. Salvador, 2012.

JESUS, A., FARIAS, S., YAMAGUCHI, K. A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 77-93, 21 dez. 2022.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010.

LOURENÇO, É. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 1 ed. São Paulo: Moderna, 2003.

MENEZES, D. O. R. Educação inclusiva: incluir no âmbito escolar não é o mesmo que estar inserido no âmbito educacional. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 2, n. 3, 2019

MOREIRA, M. Nara, A. Pamela, B. et. 2022. O uso da tabela periódica em Libras no ensino de química.12. https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/download/50604/38007?__cf_chl_tk=1ac8ezlTV000s.pX.11xEB.UbAghnnd1nkXfVrMuKEs-1679543780-0-gaNycGzNCpA

PEROVANO, L. P., PONTARA, A. B., & MENDES, A. N. F. Dominó Inorgânico: Uma Forma Inclusiva E Lúdica Para Ensino De Química. Revista Conhecimento Online, 2, 37–50. 2017. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1088

RAPOSO P. N.; CARVALHO, E. N. S. de. Inclusão de alunos com deficiência Visual. Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. MEC. Brasília, 2005.

REIS, A. F. et al. Educação Inclusiva no Ensino de Química: Propostas Metodológicas Publicadas nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (Eneq) de 2008 a 2016. 2018.

REZENDE, F. A. M.; SOARES, H. F. B. Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 19, p. 747-774. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/12296/12994

SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista da Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 7-18, 2005.

SANTOS, V. F.; ALVES, B. H. P.; CASTRO, L. M. Elaboração e aplicação de jogos didáticos nas aulas de química no ensino fundamental e médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Goiás, 2010. Disponível em: http://seminarioic.ifg.edu.br/index.php/seminarioic/article/view/96/41

SILVA, A. C. Antunes, C. Velanga, C. et al. Entre o ensino e a extensão: a formação para a educação inclusiva do licenciado em química - um relato de experiência. 2019. https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/13577

SILVA, J. M. A. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4736/1/MD_EDUMTE_II_2012_33.pdf

UNESCO. Declaração de Salamanca. Linha de ação sobre necessidades educativas especiais.

Publicado

12/10/2023

Como Citar

Soares, P. R. da R., Pessoa Junior, E. S. F., & Yamaguchi, K. K. de L. (2023). USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS INCLUSIVOS PARA O ENSINO DA QUÍMICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104217. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217