A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MARKETING NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4366Palavras-chave:
Marketing Digital, Criadores de conteúdo, Instagram, Varejo.Resumo
Ao longo dos anos, o marketing sofreu diversas alterações marcadas pelo crescimento e disseminação da tecnologia. Através dessa ferramenta, a humanidade conquistou níveis nunca anteriormente previstos que acarretaram transformações na sociedade, no mercado e no consumidor. Dessa forma, o modo de fazer marketing precisou se ajustar a um cenário marcado pela criação da internet e atualmente nota –se o uso das redes sociais como estratégia desse departamento. O presente artigo busca observar a viabilidade do uso de plataformas digitais como ferramenta de marketing para crescimento e efetivação de vendas, com enfoque na rede social Instagram. Por meio da abordagem qualitativa, com a utilização do método exploratório e descritivo, além da utilização da abordagem quantitativa com a realização de uma pesquisa a fim de aprofundar os conhecimentos acerca da utilização da ferramenta Instagram no varejo. Por meio de entrevista com moradores da cidade e regiões próximas, foi possível mensurar a produtividade da utilização das mídias digitais como estratégia para divulgação e alcance de pessoas. Constatou-se a viabilidade da utilização das redes sociais, em especial, a plataforma Instagram, visto que possibilita a aproximação de clientes e a efetivação de vendas no comércio varejista. Conclui-se que a sociedade da região é conectada na internet e criteriosa para efetuar uma compra e para uma empresa do ramo varejista é essencial estar presente nas redes sociais, já que 69,2% dos entrevistados efetuam a compra após ver a divulgação do produto na plataforma Instagram.
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