TECENDO A IDENTIDADE CULTURAL SÃOFELENSE NA ESCOLA PÁSSARO AZUL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O RESGATE DA HISTÓRIA E CULTURA LOCAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4599Palavras-chave:
Resgate histórico. Memória. Cultura. São Félix do Xingu.Resumo
O presente artigo tem por objetivo abordar sobre a temática do resgate da identidade cultural de São Félix, uma cidade situada no Sudeste do Pará, por meio de um estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pássaro Azul. A abordagem central do estudo é analisar como essa instituição de ensino tem desempenhado um papel fundamental na preservação e revitalização da história e cultura locais no contexto educacional, contextualizando sobre a importância da preservação da identidade cultural em um mundo cada vez mais globalizado, onde as tradições e raízes locais muitas vezes se perdem. A Escola Pássaro Azul surge como um exemplo inspirador de como uma instituição educacional pode se tornar um agente de resgate e fortalecimento da cultura local. A metodologia adotada neste estudo de caso envolve pesquisa bibliográfica e análises documentais. Os resultados revelam que a Escola Pássaro Azul implementou uma série de práticas pedagógicas inovadoras, como a inclusão da história e cultura local no currículo. Além disso, o estudo destaca os benefícios dessa abordagem educacional, incluindo um maior senso de pertencimento por parte dos alunos, o fortalecimento da autoestima da comunidade e uma conscientização mais profunda sobre a riqueza cultural da região. Este estudo de caso, demonstra que é possível resgatar e fortalecer a identidade cultural local, por meio da educação, dando ênfase a importância de integrar o patrimônio cultural no ambiente escolar como uma maneira eficaz de preservar a história e a cultura local.
Downloads
Referências
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2021. São Felix do Xingu-PA: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/saofelixdoxingu/panorama Acesso em: 02 set. 2023.
KRAUTLER, Eurico. Sangue nas Pedras. Revisão e adaptação; José Fernandes. São Paulo: Gráfica de edições Paulinas, 1979.
NUNES, Wilson. Memórias do Xingu. Wilson Nunes; ilustração de Fabricio Piani. Belém: Gráfica Universitária UFPA, 2006. 60 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.