EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA BRASILEIRA SEGUNDO A LITERATURA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4707

Palavras-chave:

educação profissional, evasão escolar, Literatura científica, Multifatorial

Resumo

O estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC” buscou compreender como a educação profissional no Brasil e a evasão escolar são tratadas pela literatura científica. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que a evasão escolar é um fenômeno multifatorial, que a educação profissional é, ainda hoje, tratada como uma educação assistencialista e destinadas às classes inferiores socialmente e a persistência da dualidade ensino propedêutico/profissionalizante na educação profissional técnica brasileira. A revisão de literatura indicou, também, que após integração do ensino médio convencional, que concentrava a maior parte da população de alunos, com o ensino profissional técnico (EMI), o fenômeno evasão no ensino profissionalizante técnico (EPT) ganhou um maior destaque com a contabilização de uma parcela muito significativa de estudantes evadidos. Os resultados da pesquisa bibiográfica sobre as possíveis causas de evasão escolar nos cursos técnicos da FAETEC, detectou que: as retenções escolares, as práticas docentes, as metodologias de ensino, a insuficiência de aprendizagem, a distância entre a inovação tecnológica que o mercado de trabalho solicita e o que a Instituição Escolar oferece, a falta de informações sobre as profissões técnicas, a situação socioeconômica dos alunos e a falta de subsídios financeiros para estudar em um curso técnico contribuem para a evasão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Margareth Nunes Silva

Doutora em Ciências da Educação pela UCP-PYG e professora do curso técnico em eletrotécnica da ETE Ferreira Viana - Faetec. Universidad Columbia del Paraguay.

Maria Aparecida Monteiro da Silva

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Universidad Columbia del Paraguay.

Referências

ABICALIL, C. A. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 62-63

ABRUCIO, F. L. Qualidade da educação pública brasileira, avaliação e protocolo para ensinar. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes, Brasília, 2017. p. 133-136.

ALMEIDA, A. C.; BARBOSA, C. L. A. Análise de fatores intraescolares no processo de evasão escolar: a prática docente e o abandono no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena – MG. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2. Anais [...], 2010, Belo Horizonte, p. 1.

BRASIL Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base, Brasília, p. 1-59, dezembro 2007. Disponível em:

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasilia: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2021. 510 p. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. CBO - Classificação Brasileira de Ocupações. Brasília: Ministério da Educação, s. d. Disponível em: https://empregabrasil.mte.gov.br/76/cbo/. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei%209394.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº 16/99. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE_CEB16_99.pdf. Acesso em: 08/03/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº: 11/2009. p. 1 – 23. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1685-pcp011-09-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em:10 mar. 2022.

BRASIL. Ministro quer parceria da sociedade no combate à evasão e ao baixo desempenho escolar. Portal do MEC, Brasília, abr. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/74881-ministro-quer-parceria-da-sociedade-no-combate-a-evasao-e-ao-baixo-desempenho-escolar. Acesso em: 5 mar. 2022.

BUARQUE, C. R. C. Propostas para o Brasil dar um “salto de qualidade” na educação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 66-67.

CARA, D. (coord.). O CAQi e o CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil? São Paulo: Prefixo Editorial, 2018. 206 p. ISBN 978-85-54346-00-3. Disponível em: https://media.campanha.org.br/caq/pdf/quanto-custa-a-educacao-publica-de-qualidade-no-brasil.pdf. Acesso 11 mar. 2021.

CARA, D. T. Propostas para o Brasil dar um “salto de qualidade” na educação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, p. 82, 2017.

CARA, D.T. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 80.

CARDOSO, A. Pesquisa: formandos de escolas técnicas não exercem função. Rio de Janeiro. [Entrevista concedida a]. Terra Educação, 23 mar. 2009. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/pesquisa-formandos-de-escolas-tecnicas-nao-exercem-funcao,e94837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 16 jun. 2020.

CASTRO, M. H. G. Período pós-Constituição. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 243-244.

CORDÃO, F. A.; MORAES, F. de. Educação profissional no Brasil: Síntese histórica e perspectivas. São Paulo: SENAC, 2020. Edição do Kindle.

DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Maceió, p. 1 – 77, set. 2013. Acesso em: 10 mar. 2022.

DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set. 2011.

FERNANDES, J. H. P. Período pós-Constituição. Entrevista concedida a: CUNHA, C. da; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, [2017].

FONSECA, C. S. História do ensino industrial no Brasil (Vol. 1). Rio de Janeiro, RJ: ETN, 1961.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM) Empreendedorismo no Brasil: 2019. Curitiba: IBQP, 2020. 200 p.: il. Disponível em: https://ibqp.org.br/wpcontent/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, 3 jun. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/p4ZrFKSYwCg69jg8zqtxyJB/?lang=pt#ModalDownloads. Acesso em: 8 mar. 2023.

GOMES, C. A. da C. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, p. 54, 2017.

GOUVEA, G. P. Apresentação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 100.

GROSSI, E. P. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 104.

GROSSI, E. P. O pacto federativo como estratégia de articulação entre os entes federados. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 100.

GROSSI, E. P. Planos Nacionais de Educação (PNE. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 99-100.

GROSSI, E. P. Questões críticas das políticas de educação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 18-20.

GUN, M. Habilidades do Futuro. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1-222 p. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b9giR5rKJdI. Acesso em: 21 dez. 2021.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 152 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

INEP. História. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt/br/acessoainformacao/institucional/história. Acesso em: 8 mar. 2023

INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasilia; Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 8 mar. 2023.

INSPER. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. Brasília: [s. n.], 2017. p. 1-222. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-a-redu%C3%A7%C3%A3o-do-abandono-e-evas%C3%A3o-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

INSTITUTO UNIBANCO. Evasão escolar e o abandono: um guia para entender esses conceitos. Observatório de educação ensino médio e gestão. [S. l.]: Instituto Unibanco, 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/abandono-evasao-escolar#:~:text=Deixar%20de%20frequentar%20as%20aulas,%C3%A9%20entendida%20como%20evas%C3%A3o%20escolar. Acesso em: 8 mar. 2023.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MENEZES, L. C. Período pós-Constituição. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 197-198.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. 115 p. ISBN 85-249-0741-X (Cortez).

PACHECO, E. (org.). Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: Moderna, 2012. 146 p. ISBN 978-8516-06020-6. Disponível em: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8337ECDC2B0137ED025BFE393C. Acesso em: 10 fev. 2022.

PACHECO, E. M. A crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília. 2017. p. 89-90.

PACHECO, E. M. A educação e o processo econômico do país. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 91-92.

PACHECO, E. M. O ensino profissional: uma análise da gestão. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 86-88.

PACHECO, E.M. Os desafios do ensino médio. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 90-91.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Novo ensino médio 2022: entenda tudo que muda. [S. l.]: Portal da Industria, 2022. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/novo-ensino-medio/#beneficios. Acesso em: 10 mar. 2022.

RANGEL, F. de O. et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura: uma Análise do Rendimento e da Evasão. Ciência & Educação, Bauru, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8VCLL7STFbVsjkXTNPcYk5F/?lang=pt. Acesso em: 8 mar. 2023.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007

SILVA, M. N. Evasão na educação profissional técnica de jovens e adultos: o caso da instituição pública estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec. 2023. 308 p. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) — Universidade Columbia Del Paraguay, Asunción – PY, 2023.

TELES, R. de M.; FRITSCH, R.; DORE, R. Evasão escolar educação e profissional. Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, 5. Anais [...], IFMA, São Luís, v. 2, p.1 – 186, 20 e 21 de setembro de 2018. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/documentos/?d=KyMzdWRdMEtRIkMmUENcRX5oc0B6RHxGZFdEQUNHVXNTRVBBUkFET1JASUZNQWFjMGJiNjYyMTQzNmRlMjhjYzZiNDRhNjBkNGY3M1t8XTAwNl9QUlBHSV9SRUlULnBkZg=. Acesso em: 20 nov. 2020.

UNESCO, OREALC. Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: Unesco, Orealc, 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/278ark:/48223/pf0000150585. Acesso em: 5 mar. 2022.

UNICEF FUNDO DAS NACÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (org.). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. CENPEC Educação, abr. 2021. Disponível em: www.unicef.org.br. Acesso em:5 mar. 2022.

VIEIRA, G. D. Os maiores desafios educacionais. Entrevista concedida a: CUNHA, C. da; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017.

Publicado

24/12/2023

Como Citar

Nunes Silva, M., & Monteiro da Silva , M. A. (2023). EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA BRASILEIRA SEGUNDO A LITERATURA CIENTÍFICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124707. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4707