A APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EM UM PROCESSO DE CAPITALIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5353

Palavras-chave:

Equações diferenciais, Aplicações, Investigação

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar como as aplicações de cálculo diferencial em situações quotidianas podem ser simples e possuem um grande potencial para tornar o ensino de cálculo mais significativo para o aluno. Gostaríamos, assim, de evidenciar factores e práticas que contribuem para a absorção dos conhecimentos dentro de uma proposta de cálculo aplicado, neste caso, a um processo de capitalização composta. Desta forma, o presente artigo surgiu a partir de uma discussão ocorrida em sala de aula, na qual se discutiam com os alunos aplicações de equações diferenciais. Procuramos aqui evidenciar factores que possibilitam a real absorção do conteúdo, em que o processo de assimilação seja efetivo e não meramente mecânico e carregado de formalismo. Propusemo-nos, a partir da sugestão de um aluno, aplicar os conhecimentos envolvendo equações diferenciais. Aproveitando a riqueza que foi esse momento de discussão, modelação da situação proposta e resolução do problema, sugerimos que, no decorrer do ensino de cálculo, o professor tenha momentos destinados ao trabalho prático do uso do cálculo, especialmente problemas reais com um viés investigativo. Através desta experiência, podemos afirmar que é possível fazer com que o ensino de cálculo, por meio de metodologias que visam trabalhar com aplicações que possivelmente se inserem na realidade do estudante, se torne significativo e corrobore para a compreensão do conhecimento estudado, sendo um forte aliado dos trabalhos desenvolvidos na área de cálculo diferencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Lucas da Silva França

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Porto Seguro. 

Marivaldo Conceição Gonçalves

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Euclides da Cunha. 

Referências

AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinicius; POWELL, Arthur Belford. Contexto formativo de invenção robótico-matemática: pensamento computacional e matemática crítica. Bolema: boletim de educação matemática, Rio Claro - SP, v. 36, n. 72, p. 214-238, 2022. DOI https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a10

BARBIERE, Leandra. Educaçâo Financeira: Uma Proposta Didática Explorando Ambientes de Aprendizagem à Luz da Matemática Crítica. Orientadora: Profa. Dra. Rosane Rossato Binotto. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4609. Acesso em: 13 dez. 2023.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3 ed. São Paulo - SP: Contexto, 2010. p. 389.

BRASIL. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Remuneração dos depósitos de poupança. Brasília: Banco Central, 2024. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/remuneradepositospoupanca. Acesso em: 25 fev. 2024.

LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo – SP: HARBRA, 1994. p. 686-1178. Vol 2.

MESQUITA, Milene Nagila; CEOLIM, Amauri Jersi; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica. Revista Brasileira de Educação, Campo Mourão - PR, v. 26, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260022. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260022

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. 186 p. ISBN 85-230-0826-8.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução: Abgail Lins, Jussara de Loyola Araújo; prefácio Marcelo C. Borba.6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. 160 p. (Coleção perspectivas em Educação Matemática).

Publicado

17/06/2024

Como Citar

da Silva França, L., & Conceição Gonçalves, M. (2024). A APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EM UM PROCESSO DE CAPITALIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA EM SALA DE AULA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565353. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5353