A APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS EM UM PROCESSO DE CAPITALIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO PROPOSTA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5353Palavras-chave:
Equações diferenciais, Aplicações, InvestigaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como as aplicações de cálculo diferencial em situações quotidianas podem ser simples e possuem um grande potencial para tornar o ensino de cálculo mais significativo para o aluno. Gostaríamos, assim, de evidenciar factores e práticas que contribuem para a absorção dos conhecimentos dentro de uma proposta de cálculo aplicado, neste caso, a um processo de capitalização composta. Desta forma, o presente artigo surgiu a partir de uma discussão ocorrida em sala de aula, na qual se discutiam com os alunos aplicações de equações diferenciais. Procuramos aqui evidenciar factores que possibilitam a real absorção do conteúdo, em que o processo de assimilação seja efetivo e não meramente mecânico e carregado de formalismo. Propusemo-nos, a partir da sugestão de um aluno, aplicar os conhecimentos envolvendo equações diferenciais. Aproveitando a riqueza que foi esse momento de discussão, modelação da situação proposta e resolução do problema, sugerimos que, no decorrer do ensino de cálculo, o professor tenha momentos destinados ao trabalho prático do uso do cálculo, especialmente problemas reais com um viés investigativo. Através desta experiência, podemos afirmar que é possível fazer com que o ensino de cálculo, por meio de metodologias que visam trabalhar com aplicações que possivelmente se inserem na realidade do estudante, se torne significativo e corrobore para a compreensão do conhecimento estudado, sendo um forte aliado dos trabalhos desenvolvidos na área de cálculo diferencial.
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