REFLEXÕES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5395

Palavras-chave:

EJA, Tecnologias, Educação

Resumo

A educação de jovens e adultos oferece oportunidades para pessoas que não teriam condições de ingressar ou continuar o ensino primário e secundário nas idades tradicionais, com o objetivo de prepará-los para ingressar no mercado de trabalho e exercer plenamente a sua cidadania. Na EJA, os educadores devem levar em conta a evolução histórica do aluno e entender que os métodos de ensino devem ser conduzidos de forma diferenciada e conectados à realidade do aluno. Portanto, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na EJA torna-se importante para potencializar as práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa na vida social e profissional dos sujeitos. O uso das TIC pode ser um meio de inovação educacional, refletindo sobre mudanças na realidade e nos conceitos através de esforços coletivos. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do uso de documentários instrucionais no ensino na EJA e suas implicações para realização práticas supervisionadas em contextos de EJA para que os futuros professores adquiram experiência prática, e compreendam as necessidades dos alunos e desenvolvam habilidades de ensino eficazes para esse público. O estudo, para desempenhar seus objetivos, discute a atualização desse professor e os aspectos históricos da EJA. A análise traz uma abordagem qualitativa e se emprega uma pesquisa qualitativa, descritiva como técnica uma pesquisa bibliográfica, junto aos autores  que compõem o referencial da EJA .

 

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Biografias Autor

Keila Cristina de Paiva Silva

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Alessandra da Silva

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Michelle de Fátima Gonçalves

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Cristiane Gonçalves da Costa

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Marcella de Lima Xerem Tenorio

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Tatiana Portela Barreto

Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

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Publicado

23/06/2024

Como Citar

de Paiva Silva, K. C., da Silva, A., de Fátima Gonçalves, M., Gonçalves da Costa , C., de Lima Xerem Tenorio , M., & Portela Barreto, T. (2024). REFLEXÕES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565395. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5395