REFLEXÕES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5395Palavras-chave:
EJA, Tecnologias, EducaçãoResumo
A educação de jovens e adultos oferece oportunidades para pessoas que não teriam condições de ingressar ou continuar o ensino primário e secundário nas idades tradicionais, com o objetivo de prepará-los para ingressar no mercado de trabalho e exercer plenamente a sua cidadania. Na EJA, os educadores devem levar em conta a evolução histórica do aluno e entender que os métodos de ensino devem ser conduzidos de forma diferenciada e conectados à realidade do aluno. Portanto, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na EJA torna-se importante para potencializar as práticas sociais de leitura e escrita de forma significativa na vida social e profissional dos sujeitos. O uso das TIC pode ser um meio de inovação educacional, refletindo sobre mudanças na realidade e nos conceitos através de esforços coletivos. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do uso de documentários instrucionais no ensino na EJA e suas implicações para realização práticas supervisionadas em contextos de EJA para que os futuros professores adquiram experiência prática, e compreendam as necessidades dos alunos e desenvolvam habilidades de ensino eficazes para esse público. O estudo, para desempenhar seus objetivos, discute a atualização desse professor e os aspectos históricos da EJA. A análise traz uma abordagem qualitativa e se emprega uma pesquisa qualitativa, descritiva como técnica uma pesquisa bibliográfica, junto aos autores que compõem o referencial da EJA .
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 296 p. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.
BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, PR, 2014. Disponível em: http://200.201.88.199/portalpos/media/File/MairaVanessaBar.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.
DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sergio. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 14, p.108-194, ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07. Acesso em: 24 maio 2024.
DOTTA, Sílvia. Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2011.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v. 42, n. 12, p. 259-268, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf. Acesso em: 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 111 p.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007. 119 p.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009. 294 p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf. Acesso em: 21 maio 2024.
LOSSO, Adriana Regina Sanceverino. Os sentidos da mediação na prática pedagógica da educação de jovens e adultos. 2012. 369f. Tese (Doutorado) - Universidade do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo/RS, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4126. Acesso em: 21 maio 2024.
RIBAS, Marciele Stiegler. “Ser professor” na educação de jovens e adultos: interfaces entre representações sociais de professores que atuam nessa modalidade de ensino na rede municipal de Curitiba e as políticas educacionais. 2013. 196f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=308414. Acesso em: 24 abr. 2016.
RIBEIRO, Vera Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 68, p.184-201, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173301999000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300010
SARAIVA, Irene Skorupski. Educação de jovens e adultos: Dialogando sobre aprender e ensinar. Passo Fundo: UPF- Editoras Universitárias, 2004. 159 p.
SOARES, Leôncio. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 296 p. Disponível em: http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf. Acesso em 21 maio 2024.
SOUZA, Elizeu Clementino de; SOARES, Liane Figueiredo. Histórias de vida e abordagem (auto) bibliográfica: pesquisa, ensino e formação. In: BIANCHETTI, Lucídio; MEKSENAS, Paulo. A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2008. 334 p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2012. 325 p.
ZORRER, Lígia Doriana. A inclusão escolar e o estudante de EJA: um estudo de caso. 2015. 182f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.