PREPARANDO A TRAJETÓRIA DA INCLUSÃO ESCOLAR: RESTAURANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM AOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5397Palavras-chave:
Inclusão escolar, Ensino-aprendizagem, Síndrome de downResumo
É essencial direcionar que Síndrome de Down não necessita ser distinguida como uma doença, entretanto sim uma alteração genética que acontece em três períodos: translocação trissomia simples e mosaico. Este trabalho objetiva identificar as principais situações apresentadas por uma pessoa com síndrome, relacionando seu desenvolvimento e seus estímulos, relacionando sua trajetória na Inclusão Escolar e sua importância frente ao processo ensino-aprendizagem aos alunos com síndrome de Down. Desse modo, esta pesquisa descreve sobre o valor no apontamento de probabilidades de técnicas pedagógicas inclusivas, promovendo a equidade e acréscimo da autonomia dos educandos com síndrome de Down. Nessa perspectiva, adotou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva. Os resultados indicaram para a necessidade de aquisições na formação continuada de educadores para a promoção no desenvolvimento das habilidades dos alunos com síndrome de Down. Enfim, os achados sublinham que o intercâmbio entre o setor educacional e a sala de aula fortalecem os procedimentos de inclusão escolar, assim, necessita-se também apoio individualizado e com o grupo educativo para estimular uma socialização, para que apresente uma vida saudável psicologicamente e fisicamente.
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