ANÁLISE DAS AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS NOVOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UM ESTUDO DE CASO NA UFSC

Autores

  • Patrícia Ida Gonçalves Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lizete Maria Torres Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8088-3514
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.555

Palavras-chave:

Servidor Técnico Administrativo em Educação

Resumo

O quadro de recursos humanos de uma universidade representa um elemento essencial na consecução de sua missão institucional. Devido aos desafios enfrentados na gestão universitária, ela há que se preocupar com a capacitação de seus servidores técnicos administrativos em educação, especialmente no período de sua chegada e adaptação ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar se as ações de capacitação realizadas pela UFSC contribuem para a diminuição das lacunas de competências dos servidores técnicos administrativos em educação recém contratados. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa e descritiva, sendo um estudo de caso. Em relação aos sujeitos considerou-se representantes dos técnicos administrativos que recém ingressaram na instituição e foram alocados nas unidades de ensino, bem como seus gestores e representantes da política de capacitação de pessoas da universidade. Para coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se como instrumento entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Evidenciou-se através do estudo o desalinhamento entre as ações de capacitação oferecidas pela instituição e as necessidades de desenvolvimento de competências do novo servidor no início do exercício da função no novo setor. É possível afirmar que o servidor é alocado em um determinado setor sem antes passar por processos de capacitação e treinamento que o permitam desenvolver minimamente as competências requeridas para desempenhar suas tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Patrícia Ida Gonçalves Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lizete Maria Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Marcos Baptista Lopez Dalmau

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Publicado

20/08/2021

Como Citar

Gonçalves Pinheiro, P. I., Maria Torres, L. ., & Baptista Lopez Dalmau, M. (2021). ANÁLISE DAS AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS NOVOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UM ESTUDO DE CASO NA UFSC. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(7), e27555. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.555