ANÁLISE DAS AÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS NOVOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UM ESTUDO DE CASO NA UFSC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.555Palavras-chave:
Servidor Técnico Administrativo em EducaçãoResumo
O quadro de recursos humanos de uma universidade representa um elemento essencial na consecução de sua missão institucional. Devido aos desafios enfrentados na gestão universitária, ela há que se preocupar com a capacitação de seus servidores técnicos administrativos em educação, especialmente no período de sua chegada e adaptação ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar se as ações de capacitação realizadas pela UFSC contribuem para a diminuição das lacunas de competências dos servidores técnicos administrativos em educação recém contratados. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa e descritiva, sendo um estudo de caso. Em relação aos sujeitos considerou-se representantes dos técnicos administrativos que recém ingressaram na instituição e foram alocados nas unidades de ensino, bem como seus gestores e representantes da política de capacitação de pessoas da universidade. Para coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se como instrumento entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Evidenciou-se através do estudo o desalinhamento entre as ações de capacitação oferecidas pela instituição e as necessidades de desenvolvimento de competências do novo servidor no início do exercício da função no novo setor. É possível afirmar que o servidor é alocado em um determinado setor sem antes passar por processos de capacitação e treinamento que o permitam desenvolver minimamente as competências requeridas para desempenhar suas tarefas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.