ERA DIGITAL: UMA PERSPECTIVA CRIATIVA NA EDUCAÇÃO 5.0 COM EMPREGO DE GAMES NAS ATIVIDADES ESCOLARES NO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5700

Palavras-chave:

Era Digital, Inovadora Educação 5.0, Ensino Básico

Resumo

A Era Digital trouxe transformações profundas em diversas esferas da sociedade, e a educação não ficou de fora desse movimento. No artigo "Era Digital: Uma Perspectiva Inovadora na Educação 5.0 com Emprego de Games nas Atividades Escolares no Ensino Básico" exploramos como a integração de tecnologias digitais, especialmente os jogos eletrônicos, pode revolucionar o ambiente educacional. A Educação 5.0 propõe um modelo de ensino mais centrado no aluno, utilizando as ferramentas digitais para criar um aprendizado mais interativo, personalizado e envolvente. Os benefícios do uso de games na educação incluem o aumento da motivação dos estudantes, a facilitação da compreensão de conceitos complexos e a promoção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Além disso, os jogos podem ser ferramentas poderosas para a inclusão, ajudando alunos com diferentes estilos de aprendizado e necessidades especiais a se desenvolverem em seu próprio ritmo. Este artigo oferece uma análise detalhada das melhores práticas para integrar jogos no currículo escolar, bem como estudos de caso e exemplos de sucesso em escolas que já adotaram essa abordagem. Ao explorar as possibilidades da Educação 5.0, destacamos a importância de preparar os alunos para um futuro digital, onde a capacidade de aprender e se adaptar rapidamente serão decisivos. Em suma, a integração de games nas atividades escolares do Ensino Básico não é apenas uma tendência passageira, mas uma estratégia inovadora que pode transformar a educação e preparar melhor as futuras gerações.

 

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Biografias do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Layla Daiane de Jesus Malheiros

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Elizabeth Costa da Silva Botelho

    Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

  • Rodrigo Brito Sales

    Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER.

  • Divina D’arc Moreira de Oliveira

    Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER.

  • Amanda Claudino Machado Jahn

    Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER.

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Publicado

16/09/2024

Como Citar

ERA DIGITAL: UMA PERSPECTIVA CRIATIVA NA EDUCAÇÃO 5.0 COM EMPREGO DE GAMES NAS ATIVIDADES ESCOLARES NO ENSINO BÁSICO. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595700. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5700