ESTRATÉGIAS DO NAPNE PARA O APOIO ESCOLAR AOS ESTUDANTES COM TDAH DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS MONTES CLAROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5818

Palavras-chave:

PHDA no ensino secundário. Inclusão. Igualdade.

Resumo

Este estudo foi realizado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros, e teve como objetivo verificar como são as ações inclusivas e pedagógicas destinadas aos estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na instituição pesquisada. Foi realizado um levantamento bibliográfico com base em livros, artigos, dissertações e teses para a elaboração da estrutura teórica sobre o TDAH. A pesquisa caracteriza-se como descritiva (GIL, 2019), onde buscou-se informações sobre o NAPNE do Campus Montes Claros, por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), em março de 2023. Foi enviado à coordenação do NAPNE perguntas em relação à criação do núcleo, sua composição, quantitativo de estudantes com TDAH no campus, e as ações desenvolvidas com a comunidade escolar (docentes, estudantes e famílias). Além disso, obteve-se informações sobre o quantitativo de estudantes que são atendidos pelo NAPNE, bem como as suas deficiências. Forma identificados 3 estudantes com TDAH, sendo dois no curso de Informática e um no curso de Edificações. De acordo com os dados apresentados, verifica-se que oNAPNE desempenha um papel fundamental nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em conjuntura com outros setores, atua como um ponto de articulação entre a instituição de ensino, os estudantes, suas famílias e outros profissionais, como psicólogos, terapeutas e profissionais de saúde. Essa cooperação facilita a troca de informações, a identificação de necessidades individuais e a implementação de estratégias de apoio adequadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sílvia Márcia Assunção Oliveira

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG Campus Montes Claros.

 

Roberta Pereira Matos

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG Campus Montes Claros.

Referências

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ARAÚJO, M.; SILVA, S. Comportamentos indicativos do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças: alerta para pais e professores. Revista Digital, Buenos Aires, Año 9, n. 62, julio 2003, http://www.efdeportes.com/efd62/atencao.htm. Acesso em: 28 set. 2024.

BARKLEY, R. A. TDAH: transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BARKLEY, R. A.; BENTON, C. M. Vencendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: adulto. Porto Alegre: Penso,2016.

BEAUCHAMP, T.; CHILDRESS, J. Princípios de ética biomédica. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

BENCZIK, E. B. P.; BROMBERG, M. C. Intervenções na Escola. In: MATTOS, P.; ROHDE, L. A. Princípios e Práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BOON, H. J. What do ADHD neuroimaging studies reveal for teachers, teacher educators and inclusive education? Child & Youth Care Forum, Cham, v. 49, p. 533-561, jan. 2020. https://doi.org/10.1007/s10566-019-09542-4. Acesso em: 08 set 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10566-019-09542-4

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2008.

CARVALHO, R. E. Removendo Barreiras para a Aprendizagem: Educação Inclusiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GODOI, A. M. M.; GARRAFA, V. Leitura bioética do princípio de não discriminação e não estigmatização. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 157-166, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100012. Acesso em: 08 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000100012

IFNMG. https://www.ifnmg.edu.br/napne-campusmoc/apresentacao. Acesso em: 28 set. 2024.

LACET, C.; ROSA, M. D. Diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos. Psicologia Revista, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 231-253. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253. Acesso em: 08 set 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.231-253

MATTOS P, ABREU, P. B.; GREVET, E. O TDAH no adulto: dificuldades diagnósticas e de tratamento. In: ROHDE, L. A.; MATTOS, P. (Orgs.), Princípios e práticas em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 219-236.

MATTOS, P. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Lemos Editorial, 2007.

NARDI, A. E.; QUEVEDO, J.; SILVA, A. G. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: teoria e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2015.

PAES, S. S. M.; SIMÃO-SILVA, D. P. Bioética e educação: a desigualdade de ensino aos alunos portadores de TDAH. In: Anais [...] 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA. Curitiba, 2015. Disponível em: goo.gl/9FGRqv. Acesso em: 9 jun. 2023.

SANTOS, L. H.; FREITAS, C. R. 2016. TDAH, educação e cultura: uma entrevista com Ilina Singh (parte I). Interface: Comunicação Saúde Educação, Botucatu, v. 20, n. 59, p. 1077-1086. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0565. Acesso em: 08 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0565

SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TEIXEIRA, G. Desatentos e hiperativos: manual para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.

WIENEN, A. W.; SLUITER, M. N.; THOUTENHOOFD, E.; DE JONGE, P.; BATSTRA, L. The advantages of an ADHD classification from the perspective of teachers. European Journal of Special Needs Education, v. 34, n. 5, p. 649-662, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/08856257.2019.1580838

Publicado

25/10/2024

Como Citar

Márcia Assunção Oliveira, S., & Pereira Matos, R. (2024). ESTRATÉGIAS DO NAPNE PARA O APOIO ESCOLAR AOS ESTUDANTES COM TDAH DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS MONTES CLAROS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105818. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5818