INSTAGRAM: UMA MANEIRA EFETIVA NA DIVULGAÇÃO DA “MARCA PMPR”.
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5871Palavras-chave:
Polícia Militar do Paraná, Ações operacionais, Rede Social, Análise de DadosResumo
O presente artigo busca realizar um aprofundamento teórico verificando como a rede social Instagram, por meio de seus insights — análise de dados que fornece o desempenho da conta —, pode se tornar uma ferramenta essencial para atrair o público que acompanha as notícias Institucionais e, consequentemente, auxiliar para que haja uma maior divulgação de resultados, ações operacionais e comunitárias realizadas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), alcançando mais pessoas de maneira direta e interativa, fazendo com que a população acesse os conteúdos e visualizem as notícias positivas que a Corporação pode demonstrar. Ressalta-se que, estudando a realidade dos seguidores, principalmente quanto aos tipos de assuntos que mais prendem suas atenções, a PMPR e suas Unidades subordinadas conseguem melhorar o engajamento e visibilidade das suas mídias, tendo feedbacks em tempo real. Em outras palavras, é possível selecionar qual tipo de divulgação desperta maior interesse nos internautas, em cada conta vinculada à Instituição, para que seja aumentada exponencialmente a boa imagem da Polícia Militar do Paraná.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 set. 24.
DA SILVA, Jéssica Simeão Carneiro; SILVA, Luiz Fernando Bittencourt. Polícia Militar Do Paraná através Das mídias Sociais E a Sua ligação Com a Filosofia Da Polícia Comunitária. Brazilian Journal of Development, v. 10, n. 1, p. 2277–2293, 31 jan. 2024. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66809. Acesso em: 12 out. 24. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv10n1-140
DATAREPORTAL. Digital 2024: Brazil. [S. l.]: Datareportal, 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil. Acesso em: 6 ago. 24.
FROTA, Amanda da Silva Pucu. As Mídias Sociais na Internet Como Um Meio De Comunicação Estratégica. 2011. TCC (Bacharel) - Faculdade de Tecnologia Ciências e Sociais Aplicadas, Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1175/2/20881918.pdf. Acesso em: 12 out. 24.
INVESTNEWS. A rápida ascensão do Instagram a ‘indústria’ de cliques e celebridades. Investnews.com.br., 2024. Disponível em: https://investnews.com.br/negocios/historia-do-instagram/#:~:text=A%20rede%20chegou%20ao%20pa%C3%ADs,atr%C3%A1s%20apenas%20dos%20Estados%20Unidos. Acesso em: 5 set. 24.
PARANÁ. Decreto Estadual n° 7339, de 08 de junho de 2010. Aprova o Regulamento Interno e dos Serviços Gerais da Polícia Militar do Estado do Paraná (RISG/PMPR). 08 jun. 2010. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=56657&indice=1&totalRegistros=1&dt=23.10.2018.15.35.45.527. Acesso em: 12 out. 24.
PARANÁ. Lei estadual nº 1943, de 23 de junho de 1954. Código da Polícia Militar do Paraná. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1001.htm. Acesso em: 24 set. 24.
PARANÁ. PMPR. Planejamento Estratégico 2022 - 2035. Curitiba: PMPR, 2022. Disponível em: https://www.pmpr.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/202203/plano_estrategico_atualizado_v009.pdf. Acesso em: 7 set. 24.
PARANÁ. PMPR. Portaria do Comando-Geral nº 1220, de 14 de dezembro de 2022. Orienta quanto ao uso responsável das mídias ou redes sociais e aplicativos mensageiros pelos militares estaduais, e dá outras providências. Curitiba, PR: PMPR, 2022.
PARANÁ. PMPR. Portaria do Comando-Geral nº 525, de 27 de maio de 2024. Manual de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná. Curitiba, PR: PMPR, 2024.
SCHIAVINI, Janaína Mortari; MARANGONI, Elaine. Marketing digital e sustentável. Porto Alegre: Sagah, 2019.
TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.