COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTAÇÕES RODOVIÁRIAS RÍGIDAS E FLEXÍVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5877

Palavras-chave:

Análise Económica, Infraestrutura Rodoviária, Pavimentação Flexível, Pavimentação Rígido, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa da viabilidade técnica e económica entre pavimentações rígidas (betão) e flexíveis (asfalto), com foco na durabilidade, custo de implantação e manutenção, bem como no desempenho em diferentes climas e sustentabilidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e comparativa entre os tipos de pavimentos. Os pavimentos rígidos, apesar do maior custo inicial, oferecem vantagens económicas a longo prazo devido à durabilidade e aos menores custos de manutenção. Por outro lado, os pavimentos flexíveis apresentam um custo inicial mais baixo e uma maior adaptabilidade a diferentes condições, mas exigem manutenções mais frequentes e dispendiosas. A escolha entre os dois tipos de pavimento deve considerar o volume de tráfego, as condições climatéricas e a disponibilidade de recursos locais.

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Biografias Autor

Maicon Christian da Silva Petronio

Graduando do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara - UNIARA. Araraquara-SP

Sandra Fabiana Rodgher

Orientadora. Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara - UNIARA. Araraquara-SP

Fabiana Florian

Coorientadora. Doutorada em Alimentação e Nutrição. Docente do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara - UNIARA. Araraquara-SP

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Publicado

07/11/2024

Como Citar

Petronio, M. C. da S., Rodgher, S. F., & Florian, F. (2024). COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTAÇÕES RODOVIÁRIAS RÍGIDAS E FLEXÍVEIS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115877. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5877