COMPARAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA ENTRE PAVIMENTAÇÕES RODOVIÁRIAS RÍGIDAS E FLEXÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5877Palavras-chave:
Análise Económica, Infraestrutura Rodoviária, Pavimentação Flexível, Pavimentação Rígido, SustentabilidadeResumo
Este trabalho apresenta uma análise comparativa da viabilidade técnica e económica entre pavimentações rígidas (betão) e flexíveis (asfalto), com foco na durabilidade, custo de implantação e manutenção, bem como no desempenho em diferentes climas e sustentabilidade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e comparativa entre os tipos de pavimentos. Os pavimentos rígidos, apesar do maior custo inicial, oferecem vantagens económicas a longo prazo devido à durabilidade e aos menores custos de manutenção. Por outro lado, os pavimentos flexíveis apresentam um custo inicial mais baixo e uma maior adaptabilidade a diferentes condições, mas exigem manutenções mais frequentes e dispendiosas. A escolha entre os dois tipos de pavimento deve considerar o volume de tráfego, as condições climatéricas e a disponibilidade de recursos locais.
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