O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5895Palavras-chave:
Tecnologias, ensino de matemática, estado do conhecimentoResumo
Ensinar matemática nas escolas tem se tornado um grande desafio para os professores, pois os alunos não têm uma boa base teórica dos conteúdos, o que resulta em dificuldades em tópicos mais avançados, como álgebra, gráficos e as quatro operações. Para uma geração que já nasce conectada, o emprego de tecnologia digitais para o ensino de matemática tem se tornado cada vez mais comum. Nessa perspectiva, este estudo aborda o problema: “Quais metodologias tecnológicas os professores estão usando no ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental II?”. O objetivo central é identificar as pesquisas científicas que abordam o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, no intervalo de 2018 a 2024. A metodologia adotada consistiu em um estado do conhecimento, focando em artigos científicos inéditos localizados na base de dados da plataforma de periódicos SciELO. A partir dessa pesquisa, pudemos conhecer diversas ferramentas voltadas ao ensino de Matemática, como softwares, sites, redes sociais e até mesmo a robótica. Concluímos com este trabalho que as tecnologias, de fato, são facilitadoras e precisas no ensino de matemática. Isso é evidenciado nos artigos analisados, onde todas as tecnologias foram, de alguma forma, implementadas com os alunos, obtendo resultados positivos. Esperamos que, no futuro, outros trabalhos possam obter destaque e utilizar metodologias para ensinar matemática.
Downloads
Referências
ALBERT, Évelin. Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–13, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21292. Acesso em: 13 maio 2024 DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069
ALVES, Francisco Regis Vieira. Situações didáticas olímpicas (SDOs): ensino de olimpíadas de matemática com arrimo no software GeoGebra como recurso na visualização. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 319-349, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319
ANDRADE, F. C. de. et al. Aspectos da interpretação de gráficos de estudantes universitários em um ambiente virtual. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 67, p. 462–479, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a06
CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. A Resolução de Problemas no Ensino de Matemática no Brasil. Revista Valore, v. 5, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22408/reva502020450e-504. Acesso em 23 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020450e-5041
CARIUS, A. C. TOPOLOGIA DO CIBERESPAÇO: redes sociais, aprendizagem colaborativa e matemática para além da sala de aula. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–28, 2020. DOI: 10.23925/2358-4122.2020v7i2p1-24. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/46841. Acesso em: 24 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p1-24
CHEQUETTO, Jonas José; GONÇALVES, Agda Felipe Silva. Possibilidades no Ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 02, p. 206-222, 2015. DOI: https://doi.org/10.36524/dect.v5i02.110
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 2, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 maio 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 17 maio 2024.
MATOS, Avani Barreto. Didática na matemática. Gestão & Educação, v. 6, n. 02, p. 17-24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271996241
MOROSINIA, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por inscrito, Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Acesso em: 13 de mai. de 2024 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
OLIVEIRA, A. C. de; PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M. Um Estudo sobre a Aprendizagem da Matemática no Periódico Bolema. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 38, p. e220038, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230169
PAULA, Samuel Silva de. Aprendendo matemática com uso das redes sociais. [S. l.: s. n.], 2019.
ROSA, M.; CALDEIRA, J. P. S. Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. 62, p. 1068–1091, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62al6
ROSA, M.; SACHET, B. Movimento de Decolonialidade de Gênero nas Aulas de Matemática: o trabalho com Tecnologias Digitais (TD). Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. 71, p. 1246–1274, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a02
SANTOS, S. M. F. dos; LEAL, D. A. O Ensino de Matemática no Brasil com ênfase na Geometria / The Teaching of Mathematics in Brazil with an emphasis on Geometry. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 10647–10662, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n1-727. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23911. Acesso em: 23 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-727
SCHERER, S.; BRITO, G. DA S. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, v. 36, p. e76252, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252. Acesso em: 23 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252
SILVA, M. P. da.; BARBOSA, F. DA C. Matemática e Física em experiências de Robótica Livre: explorando o sensor ultrassônico. Texto Livre, v. 14, n. 3, p. e29629, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29629
SOUSA, A. S. de; DE OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
SOUSA, Angélica Silva de et al. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336 . Acesso em: 13 de mai. de 2024.
SOUSA, F. G. A. de; FERNANDES, F. R. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4556. Acesso em: 23 jul. 2024.
SOUZA, M. S. M. de; CASTRO, J. de O uso da Robótica no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 55-76, 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12663
STOCHERO, Anderson et al. A Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2017. p. 983-992. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.983
VAILLANT, D.; ZIDÁN, E. R.; BIAGAS, G. B. Uso de plataformas y herramientas digitales para la enseñanza de la matemática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 718–740, jul. 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802241
VIANA, Elton de Andrade. Situações didáticas de ensino da matemática: um estudo de caso de uma aluna com transtorno do espectro autista. 2017. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro, SP, 2017.
ZAMPIERI, M. T.; JAVARONI, S. L. A Constituição de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. 61, p. 375–397, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a04
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.