O FENÓTIPO ESTENDIDO: A FACE E A MAQUIAGEM, A VANTAGEM FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5937Palavras-chave:
Neurociência, Comportamento, Face, Emoções, MaquiagemResumo
A percepção do rosto é fundamental para a interação social humana. Muitos tipos de informações importantes são visíveis nas faces, os processos e mecanismos envolvidos na extração dessas informações são complexos e podem ser altamente especializados. Com os estudos avançados, empregando alta tecnologia, a Neurociência vem investigando a fundo o processamento facial, descobriu-se que o cérebro emprega pelo menos três módulos, compostos por regiões cerebrais interconectadas, para julgar a atratividade facial: um para identificação, um para interpretação e outro para avaliação. Entre as percepções, se encontram a simpatia e seu oposto, a atratividade, a idade, a saúde e correlatos que sinalizam indicando aproximação, afastamento e aptidão reprodutiva. No caso da mulher, um recurso de pura evolução social vem sendo aprimorado desde os primórdios do desenvolvimento de nossa espécie, a maquiagem, que adorna, altera e realiza transformações que possibilitam dar o controle de sua forma e apresentação da face. Uma ferramenta feminina que dá o poder de interferir nas relações sociais refletindo em amplas esferas das interações humanas, alterando emoções e comportamentos.
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