HISTÓRIA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.616

Palavras-chave:

Imagem. Ensino de História. História

Resumo

A proposta apresenta algumas provocações feitas sobre o uso de imagem no ensino de história. Tendo como questão motivadora atentar para a importância de encontrar na escola um momento para se discutir sobre a sua própria história. Objetivando refletir sobre o poder da imagem enquanto ferramenta pedagógica no ensino de História que faz professores e alunos interagirem em sala de aula. O percurso metodológico consistiu primeiramente na busca de referenciais teóricos e fotografias que remontam a época de suas construções na sociedade. Buscamos ainda apresentar ambas fotografias a ex-funcionárias das respectivas escolas para observar como a imagem desperta as lembranças daqueles que fizeram parte do contexto da época. Servimo-nos dos seguintes aportes teóricos: Fonseca (2009), Macedo (2017), Fernandes (1995), Santos Júnior (1999), Morais (2007) e outros. No primeiro momento tratamos sobre a questão do interesse pelo passado, quando se privilegia um determinado recorte temporal. Enquanto que no segundo momento tratamos da questão de se dar visibilidade às imagens porque nelas se encontram guardadas parte de uma história. O resultado demonstrou que as imagens se mostram eficientes, com potencial para privilegiar a ampliação do conhecimento sobre determinado contexto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em História pelo PNPD/CAPES/UFPR. Doutoir em História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN)

Ana Meyre de Morais, Universidade Federal Rural do Semiárido

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Semiárido (UFERSA)

Downloads

Publicado

08/09/2021

Como Citar

Tamanini, P. A., & Morais, A. M. de . (2021). HISTÓRIA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28616. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.616