HISTÓRIA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.616Palavras-chave:
Imagem. Ensino de História. HistóriaResumo
A proposta apresenta algumas provocações feitas sobre o uso de imagem no ensino de história. Tendo como questão motivadora atentar para a importância de encontrar na escola um momento para se discutir sobre a sua própria história. Objetivando refletir sobre o poder da imagem enquanto ferramenta pedagógica no ensino de História que faz professores e alunos interagirem em sala de aula. O percurso metodológico consistiu primeiramente na busca de referenciais teóricos e fotografias que remontam a época de suas construções na sociedade. Buscamos ainda apresentar ambas fotografias a ex-funcionárias das respectivas escolas para observar como a imagem desperta as lembranças daqueles que fizeram parte do contexto da época. Servimo-nos dos seguintes aportes teóricos: Fonseca (2009), Macedo (2017), Fernandes (1995), Santos Júnior (1999), Morais (2007) e outros. No primeiro momento tratamos sobre a questão do interesse pelo passado, quando se privilegia um determinado recorte temporal. Enquanto que no segundo momento tratamos da questão de se dar visibilidade às imagens porque nelas se encontram guardadas parte de uma história. O resultado demonstrou que as imagens se mostram eficientes, com potencial para privilegiar a ampliação do conhecimento sobre determinado contexto
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.