PROGRAMA DE MANUTENÇÃO TÉCNICA E OPERACIONALVOLTADO À POLICIAIS DA RESERVA REMUNERADA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6559Palavras-chave:
Reserva remunerada. Atualização operacional. Sobrevivência policial. Combate urbano.Resumo
Este estudo traz em sua essência, uma reflexão sobre as dificuldades técnicas e operacionais enfrentadas por policiais que compõem o quadro de reservistas da Polícia Militar do Estado do Paraná. Discorre sobre a necessidade da implantação de um protocolo de suporte e manutenção das habilidades táticas voltadas exclusivamente a estes agentes e ressalta a inexistência de projeto, programa ou treinamento dispensado a este público que embora estejam exercendo sua reserva remunerada, ainda assim, permanecem com as responsabilidades e obrigações previstas em regulamentos específicos ainda que pormenorizadas. Também, destaca que a criminalidade vive em uma atualização constante com capacidade de identificar o policial em meio a sociedade comum e também, que o agente de maneira natural com o passar do tempo acaba perdendo parte de sua habilidade adquirida durante sua trajetória no serviço ativo, diante disso, considera imprescindível a sua manutenção continuada, sugerindo então, uma possível solução para o preenchimento desta lacuna através da criação de um programa específico para a transmissão das técnicas básicas de combate urbano e sobrevivência policial, com a finalidade principal de proporcionar a manutenção técnica e operacional destes honrados militares que cumpriram o seu difícil juramento de defender a sociedade e finalmente chegaram à sua merecida reserva remunerada.
Downloads
Referências
AGUILAR, Paulo A. MACTAC Multi-Assault Counter-terrorist Action Capabilities (Capacidade de Resposta Contra-terrorista Frente a Múltiplos Ataques). Força Policial, São Paulo, p. 13, 2018.
ARAÚJO JÚNIOR, R.; GERENT, F. C. Armas de fogo. João Pessoa: Secretaria de Segurança Pública, 2007.
BLAIR, Pete J.; BURNS, David; CURNUTT, John; NICHOLS, Terry. Active Shooters: events and response. Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2013. DOI: https://doi.org/10.1201/b14996
BRASIL. Lei nº 1.943, de 23 de junho de 1954. Código da Polícia Militar do Estado do Paraná. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, 1954.
BRASIL. Lei nº 14.751, de 4 de janeiro de 2023. Lei Orgânica das Polícias e Bombeiros Militares. Diário Oficial da União, Brasília, 2023.
DOSS, Kevin; SHEPHERD, Charles. Active Shooter: Preparing for and Responding to a Growing Threat. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2015.
MASSACRE DE COLUMBINE. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine. Acesso em: 01 maio 2025. (Sugere-se substituir por fonte acadêmica oficial).
MASSACRE DE SUZANO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Suzano. Acesso em: 01 maio 2025. (Sugere-se substituir por fonte acadêmica oficial).
PINÇ, Tânia Maria. Treinamento Policial: um meio de difusão de políticas públicas que incidem na conduta individual do policial de rua. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-04102011-085036/pt-br.php. Acesso em: 06 maio 2025.
STANLEY, I. H. et al. Suicide prevention in law enforcement: A review. Journal of Emergency Mental Health, 2016.
TELHADA, Paulo Adriano L. L. Quartel da Luz, Mansão da ROTA: Histórias do Batalhão “Tobias de Aguiar”. São Paulo: Just Editora, 2011.
VIOLANTI, J. M. et al. Aging and police performance: Challenges and recommendations. Police Practice and Research, v. 18, n. 2, p. 155-168, 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.