OTIMIZAÇÃO DO MÉTODO DISC DE SELEÇÃO DE PESSOAS BASEADA EM ALGORITMOS GENÉTICOS E NAÏVE BAYES: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO “SISTEMA S” DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.70Palavras-chave:
Seleção, Método DISC, Análise de PerfilResumo
Para auxiliar no processo de recrutamento e seleção de pessoal, as empresas se utilizam de diversos recursos para avaliar qual é a melhor opção dentre os candidatos disponíveis e dispostos a preencher a vaga oferecida. Um tipo de ferramenta utilizada na seleção de pessoal é o teste de perfil, que tem como finalidade indicar se o candidato em análise dispõe do perfil que a empresa necessita para a execução de determinado trabalho. Considerando o exposto, o presente estudo analisou um dos métodos de análise de perfil, mais especificamente a DISC, que é um dos métodos mais usadas em processos de seleção no Brasil. A utilização frequente deste método e a falta de estudos sobre sua real eficácia oportunizam estudos sobre este tema. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida pela aplicação do método DISC em um grupo de indivíduos participantes de um programa de desenvolvimento de lideranças em uma empresa do “sistema S”. Posteriormente, o mesmo grupo de indivíduos foi classificado por seus gestores dentro dos mesmos perfis adotados pelo método DISC. A comparação entre ambas as análises servem como base para validar se a método está retratando a percepção dos gestores sobre o comportamento do candidato analisado e vice-versa. Finalmente, os dados gerados nas etapas anteriores foram submetidos a algoritmos de mineração de dados para avaliação da capacidade preditiva do algoritmo Naïve Bayes na classificação dos dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.