LINGUAGEM MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS E USOS DE SIMBOLOGIAS NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.737Palavras-chave:
Simbologia matemática, Linguagem matemática, AprendizagemResumo
A utilização de registros de representações semiótica no ensino da matemática influencia no processo de ensino aprendizagem, podendo facilitar a compreensão do conteúdo ou aumentar o grau de dificuldade dos estudantes, de acordo com o nível de conhecimento que estes têm no uso de signos e símbolos. Nessa perspectiva, essa pesquisa analisou a influência da simbologia na aprendizagem matemática em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Petrolina - PE. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma lista de atividades composta de nove problemas de conteúdos diversos com questões de linguagem, representação e contextualização; e, 2) um questionário cujas questões versam sobre as dificuldades de aprendizagem em matemática e o conhecimento da simbologia matemática. Os resultados mostraram que 44 % e 70 % dos participantes da pesquisa têm dificuldade em compreender conceitos de linguagem e signos matemáticos, respectivamente, mesmo julgando-os como importante. Por outro lado, os estudantes apresentaram um melhor desempenho na resolução de questões contextualizadas, permitindo inferir que a habilidade na resolução de questões do cotidiano tem pouco significado para a resolução de questões na matemática formal em sala de aula, sobretudo se estas não estiverem associadas. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que, na prática docente escolar, é essencial a ênfase na resolução de problemas a partir da seleção de atividades que envolvam situações cotidianas nas quais os alunos possam associá-las aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
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