BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.755

Palavras-chave:

Educação universitária; Estudantes universitários; Ensino superior; Jovens adultos; Bem-estar psicológico.

Resumo

A transição para o ensino superior pode apresentar-se como uma fonte de stress, tensão ou como um desafio, requerendo diferentes estratégias de trabalho e organizacionais por parte dos adolescentes, cuja consequente adaptação pode ser entendida como um processo multidimensional que exige o desenvolvimento de competências adaptativas a uma nova realidade, que pode ou não ser desenvolvida pelas experiências académicas do aluno e que terá impacto no seu desempenho académico. Este estudo foi realizado com 1287 estudantes que frequentam os vários níveis de ensino da Universidade de Lisboa, tendo como objetivo caracterizar o nível de bem-estar psicológico. Foram aplicadas as Escalas de Bem-Estar Psicológico.  Os jovens universitários participantes deste estudo apresentaram níveis médios de Bem-Estar Psicológico elevados em termos globais, mas também ao nível da dimensão Crescimento Pessoal, onde o resultado foi mais elevado. Destaca-se que o bem-estar psicológico tende a aumentar com a idade. A dimensão do crescimento pessoal é onde os participantes têm níveis mais elevados, mas as mulheres têm níveis mais elevados em todas as dimensões. Os resultados sugerem que a satisfação reportada pode interferir com o processo de adaptação ao ensino superior.

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Biografias Autor

Mário Durão, Universidad Internacional Iberoamericana

Doutor em Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal); Professor na Universidad Internacional Iberoamericana (México e Porto Rico) e na Universidad Europea del Atlántico (Espanha).

Carolina Carvalho

Doutora em Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal); Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). 

Gilda Soromenho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em Matemática, especialidade de Esatística pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Professora no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Portugal). 

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Publicado

28/10/2021

Como Citar

Durão, M., Carvalho, C., & Soromenho, G. (2021). BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), e210755. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.755