A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, UM CONTRASTE COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.903Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Métodos de Ensino, Aprendizagem, Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais causas da evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Fábio da Silveira Barros, no município de Maraial e como objetivos específicos: identificar as causas que levam os estudantes da EJA a se evadirem; descrever as estratégias utilizadas pelos professores para o ensino da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA e por último, averiguar sobre possíveis soluções para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Outrossim, é importante contemplar a contribuição trazida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, quando em seu surgimento, trouxe a substituição do termo “ensino supletivo” por “educação de jovens e adultos”, ampliando-se, desse modo, o conceito e a responsabilidade do Estado no que tange ao dever de atendimento a todos os estudantes incluídos na modalidade em estudo. Marco ímpar para o contexto. E com o desejo de responder à problemática da presente pesquisa, foram utilizados vários teóricos preocupados com o tema em estudo, dentre eles, Paulo Freire, Di Pierro, Moacy Gadotti, Lakatos, Gil, entre outros, os quais contribuíram fortemente com os fundamentos teóricos apresentados nesta investigação.
Downloads
Referências
Bell, J. (1997). Como Realizar um Projeto de Investigação. 3ª edição. Lisboa: Gradiva.
Campoy, A. T. J. (2018). Metodologia de lainvestigacion cientifica: manual para laelaboracion de tesis y
trabajos de investigacion. Marben Editora Gráfica S.A.
Constituição da República Federativa do Brasil: Promulgada em 5 de outubro de 1988. (2003). (32a ed.). São Paulo: Saraiva.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Minayo, M. C. de S. (1993). O desafio do conhecimento. São Paulo: Huci-tec.
Moll, J.et al. 2011. Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação.
Parecer CNE/CEB N. 11/2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.