A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, UM CONTRASTE COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.903

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Métodos de Ensino, Aprendizagem, Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais causas da evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Fábio da Silveira Barros, no município de Maraial e como objetivos específicos: identificar as causas que levam os estudantes da EJA a se evadirem; descrever as estratégias utilizadas pelos professores para o ensino da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA e por último, averiguar sobre possíveis soluções para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Outrossim, é importante contemplar a contribuição trazida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, quando em seu surgimento, trouxe a substituição do termo “ensino supletivo” por “educação de jovens e adultos”, ampliando-se, desse modo, o conceito e a responsabilidade do Estado no que tange ao dever de atendimento a todos os estudantes incluídos na modalidade em estudo. Marco ímpar para o contexto. E com o desejo de responder à problemática da presente pesquisa, foram utilizados vários teóricos preocupados com o tema em estudo, dentre eles, Paulo Freire, Di Pierro, Moacy Gadotti, Lakatos, Gil,  entre outros, os quais contribuíram fortemente com os fundamentos teóricos apresentados nesta investigação.

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Biografia Autor

Dayse Avany de Medeiros Soarea

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

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Parecer CNE/CEB N. 11/2000.

Publicado

28/11/2021

Como Citar

Medeiros Soarea, D. A. de . (2021). A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, UM CONTRASTE COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211903. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.903