A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA - A EXPROPRIAÇÃO DOS DIREITOS DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.919

Palavras-chave:

Uberização, Educação, Precarização

Resumo

O presente artigo tem como base, o Materialismo Histórico Dialético, onde através desta nova modalidade empregatícia para a classe docente; A Uberização dos Professores, explicita de forma clara, a expropriação dos direitos trabalhistas do Professor. Enfatizou-se sobre as condições do docente, na forma do exercício da função através das plataformas. Foi possível analisar que, o profissional arca com todos os riscos de uma contratação desta natureza, não há pagamentos por atividades extras como: correção de provas, trabalhos, planejamentos, orientação aos discentes e até mesmo reuniões pedagógicas. Assim, quando a escola precisa de um professor de determinada disciplina, basta acessar o aplicativo e solicitar um profissional para o dia e hora marcada, não há direitos trabalhistas, se por ventura, um profissional sofrer um acidente a caminho da escola solicitante, ele é o único responsável com os custos médicos, afinal, a escola já faz este tipo de contratação para que não aja valores acima dos acordados com as plataformas. Com o apoio bibliográfico e observacional, podemos chegar aos objetivos propostos neste estudo, sendo eles: criações de políticas públicas de qualidade e o reconhecimento do professor pelos governantes, apenas desta forma, será possível mudar este quadro de rupturas dos direitos do trabalhador docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José Ruiz Watzeck

Neuropsicopedagogo, Jornalista, Geógrafo, Professor, Matemático, Escritor e Autor, Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, Pós Graduado em Geoprocessamento, Georreferenciamento, Especialista em Doncência do Ensino Superior e Pesquisador.

Referências

BALTAR, P. E. A. & KREIN, J. D. (2013), “A retomada do desenvolvimento e a regulação do mercado do trabalho no Brasil”. Caderno CRH, 26 (68), maio-ago.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020 : resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília : Inep, 2021. 70 p. : il.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nota

Técnica nº 020/2014. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica.

Brasília, DF, 21 nov. 2014. Disponível em: < https://download.inep.gov.br/informacoes_

estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_formacao_legal/nota_tecnica_indicador_

docente_formacao_legal.pdf >. Acesso em: 10 novembro, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020.

Brasília, DF: Inep, 2020. Acesso em: 10 novembro, 2021. < https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf >

Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

GALVÃO, A. (2007), Neoliberalismo e reforma trabalhista no Brasil. São Paulo, Revan.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Acesso em 11, novembro 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.

LÜDKE, M.; BOING, L. A. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616 >. Acesso em: 9 novembro 2021.

MARTINS, H.S. & RODRIGUES, I. J. (1999), “O sindicalismo brasileiro na segunda metade dos anos 90”. Tempo Social, 11 (2).

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos, ou como se filosofa com o martelo. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.

PASTORE, J. (1994), A flexibilização do trabalho. São Paulo, LTr.

PENIN, S. T. S. Profissão docente. Salto para o futuro, Rio de Janeiro, v. 19, n. 14, out. 2009a. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012181.pdf >. Acesso em: 09 novembro 2021.

POCHMANN, M. Entrevista. Revista Poli: saúde, educação e trabalho . Ano IX, Nº 48, Rio de Janeiro. nov./dez. 2016a.

SOUZA, Ana Inês. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

WATZECK, José Ruiz. A Uberização dos meios de produção no Brasil - A precarização do trabalho. Amazon, 2020. Disponível em: https://amz.run/52nh > Aceso em: 09 novembro 2021.

ZYLBERSTAJN, H. (1998), A reforma do mercado de trabalho e a Convenção. 87 São Paulo, FEA/USP e Fipe (mimeo.).

Publicado

02/12/2021

Como Citar

Ruiz Watzeck, J. (2021). A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA - A EXPROPRIAÇÃO DOS DIREITOS DO PROFESSOR. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211919. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.919