PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE AMBIENTE E SAÚDE ENVOLVENDO A TEMÁTICA ÁGUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.293

Palavras-chave:

Educação ambiental, Responsabilidade Ambiental, Sequência Didática

Resumo

A educação ambiental (EA) deve ser trabalhada em todos os níveis da educação básica de maneira interdisciplinar, transversal e contextualizada. Porém, professores geralmente têm dificuldades em lidar com tal abordagem devido às características de sua própria formação, de maneira que materiais para auxílio ao docente neste tipo de trabalho são valiosos. De natureza qualitativa e participante, a pesquisa envolveu professores graduados em ciências biológicas, física, química e matemática, e teve como objetivo elaborar uma sequência didática (SD) como proposta didático-pedagógica lúdica em EA, abordando saúde e responsabilidade ambiental em torno de diferentes aspectos envolvendo a temática água, balizando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A SD foi estruturada com cinco etapas, que exploram diferentes recursos e atividades que visam a desenvolver o perfil crítico, reflexivo e atuante dos alunos, abordando questões como poluição, desperdício, tratamento da água, dengue, zika e chikungunya. Os docentes consideraram que a SD atendeu às suas expectativas, envolvendo assuntos relevantes do dia a dia, com etapas e objetivos claros e bem descritos, diversidade de recursos e ações lúdicas, sensibilização e foco no aluno multiplicador, de fácil aplicação por professores de diferentes áreas para uma educação ambiental transversal, contextualizada e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Regal Maione Jeovanio-Silva, Instituto Federal do Rio de janeiro

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

André Luiz Jeovanio-Silva

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Downloads

Publicado

01/06/2021

Como Citar

Jeovanio-Silva, V. M. J.-S., Jeovanio-Silva, A. J.-S., & Cardoso, S. P. C. (2021). PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE AMBIENTE E SAÚDE ENVOLVENDO A TEMÁTICA ÁGUA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25293. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.293