A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.411

Palavras-chave:

Educação do campo, Interculturalidade, Práticas educativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas educativas interculturais desenvolvidas nas escolas do campo, debatendo sobre a construção de projetos de ensino que viabilizem uma educação transformadora. Para realizar esta discussão, utilizamos como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por meio da qual consultamos livros, artigos científicos e periódicos em busca dos dados que compuseram a parte analítica deste trabalho. Ademais, as discussões foram embasadas nos posicionamentos de autores como Caldart (2004), Freire (1970), Fleuri (2004), Palanca (2001), Walsh (2000), Lima (2018) e Marques (2017), além de levar em consideração os documentos oficiais que regulamentam a educação do campo, a saber, a LDB, o Parecer CNE/CEB n° 36/2001, a Resolução CNE/CEB n° 01/2002, a Resolução CNE/CEB n° 02/2008 e o Decreto n° 7.352/2010. Por meio das discussões realizadas, percebemos que as práticas interculturais são muito importantes para que o processo de ensino e aprendizagem seja maximizado e, por isso, é cada vez mais necessário que o educador, a escola e o sistema de ensino de maneira geral se empenhem na elaboração e aplicação dessas práticas no contexto da sala de aula das escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Mara Carvalho Moura, SEEDRR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Especialista em Língua Portuguesa: uma Abordagem Textual, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Licenciada em Letras pela UFPA. Professora da rede estadual de ensino de Roraima - SEEDRR.

Irisdalva Barbosa Mendes, UERR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima -UERR. Especialista em metodologia do ensono em matemática e física pela Universidade Candido Mendes. Graduada em ciências da natureza e matemática com ênfase em matemática e física pela Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Carmem Vera Nunes Spotti, UERR

Doutora em Educação: currículo, pela Puc/SP (2017). Mestre em Letras pela Universidade federal de Roraima - UFRR. Especialista em comunicação, expressão e cultura pela Universidade da Região da Campanha -URCAMP/RS. Especialista em filologia pela PUC/ UERJ. Graduação em Letras - URCAMP/RS. Professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/CEFORR) e professora da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação - UERR/IFRR.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

Moura, S. M. C., Barbosa Mendes, I. ., & Nunes Spotti, C. V. (2021). A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26411. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.411

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias