IMPACTOS DOS TEMPOS LÍQUIDOS SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.461

Palavras-chave:

Tempos líquidos, Educação, personalidade, alunos, professores

Resumo

A partir de uma pesquisa teórica, este artigo procura demonstrar a influência das transformações de uma sociedade líquida que caracteriza a pós-modernidade sobre a formação da personalidade, o comportamento de alunos e professores. O texto apoia-se no contributo do pensamento de Bauman, sobre a sociedade líquida, onde se vive a dissolução de seus valores, que antes manifestavam uma solidez diante dos referenciais, principalmente voltados para a educação, e hoje se apresentam de modo ambíguo. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre os impactos desse mundo líquido sobre os processos educativos de formação da personalidade, do aluno e da ação de professores. Concluiu-se que diante de uma sociedade que desafia padrões estáveis para direcionar um caminhar pautado em crenças mais esperançosas com perspectiva de futuro, torna-se necessário repostas que consigam fluir de uma liquefação para uma plasticidade capaz de resgatar valores e inovar as formas de ação que possam garantir um processo educativo eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Manoel Luiz de Santana, UCP

Possui graduação em Filosofia (2004) e Teologia (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC- Rio; Também é graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Planalto Central (2015), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis(2015) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis(2020). É sacerdote (pároco) - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia e Psicologia, com ênfase em Clínica, Humanismo e Logoterapia. Temas: Autoconhecimento, Espiritualidade e Sentido de Vida.

Downloads

Publicado

15/07/2021

Como Citar

Zanatta, C., Santana, C. M. L. de, Domingos, L. F., Barqueta Moreira de Lucena , H., & Machado Chagas, E. (2021). IMPACTOS DOS TEMPOS LÍQUIDOS SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26461. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.461

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias