A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1278

Palavras-chave:

Bullying, Escola, Pedagogia

Resumo

O bullying tem efeitos psicológicos preocupantes na vítima. Ela se sente fraca, especialmente se tem medo de denunciar seus agressores. O bullying pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, abandone a escola e, em casos extremos, o pior pode ocorrer, já se tendo inúmeros relatos de suicídios praticados por adolescentes que sofrem bullying. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi abordar a diferença entre os projetos de intervenção pedagógica no combate ao bullying no ambiente escolar nos Estados Unidos da América e no Brasil. De modo específico este trabalho buscou discorrer sobre o bullying e suas consequências; analisar os projetos de intervenção pedagógica no combate ao bullying no ambiente escolar numa perspectiva global, americana e brasileira, consecutivamente; e, apresentar a Lei n.º 13.185 e suas peculiaridades. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas e metodologias expositivas visando discorrer sobre a temática. Concluiu-se que as políticas escolares devem refletir as melhores práticas informadas por pesquisas científicas e, portanto, recomendo uma maior confiança em práticas baseadas em evidências e rejeição de práticas disciplinares que são reconhecidamente ineficazes. Como o comportamento de intimidação é tão difundido e tão variado em forma e severidade, confiar em sanções criminais não seria aconselhável. Uma estratégia que combine educação, intervenções nas escolas e reforma de políticas que conduzam à mudança cultural parece mais apropriada.

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Biografia do Autor

Gabriela Maia de Souza

Advogada inscrita na OAB e no International Bar Association (IBA). Especialista em Direito Público, Internacional, Tributário, Digital, Penal e Processual Penal, Marítimo, Médico e Hospitalar. LLM em Direito dos Contratos e  MBAs Executivos nas Áreas de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, Controladoria e Finanças, Gerenciamento Executivo de Projetos, Petróleo e Gás, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Marketing e Redes Sociais e Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI). Pedagoga Especializada em Psicopedagogia, Neurociência e Comunicação em Ambientes Corporativos e Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar. 

 

 

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Publicado

02/04/2022

Como Citar

Maia de Souza, G. (2022). A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(4), e341278. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1278