A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1278Palavras-chave:
Bullying, Escola, PedagogiaResumo
O bullying tem efeitos psicológicos preocupantes na vítima. Ela se sente fraca, especialmente se tem medo de denunciar seus agressores. O bullying pode fazer com que uma criança ou adolescente tenha crises de ansiedade, abandone a escola e, em casos extremos, o pior pode ocorrer, já se tendo inúmeros relatos de suicídios praticados por adolescentes que sofrem bullying. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi abordar a diferença entre os projetos de intervenção pedagógica no combate ao bullying no ambiente escolar nos Estados Unidos da América e no Brasil. De modo específico este trabalho buscou discorrer sobre o bullying e suas consequências; analisar os projetos de intervenção pedagógica no combate ao bullying no ambiente escolar numa perspectiva global, americana e brasileira, consecutivamente; e, apresentar a Lei n.º 13.185 e suas peculiaridades. O estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas e metodologias expositivas visando discorrer sobre a temática. Concluiu-se que as políticas escolares devem refletir as melhores práticas informadas por pesquisas científicas e, portanto, recomendo uma maior confiança em práticas baseadas em evidências e rejeição de práticas disciplinares que são reconhecidamente ineficazes. Como o comportamento de intimidação é tão difundido e tão variado em forma e severidade, confiar em sanções criminais não seria aconselhável. Uma estratégia que combine educação, intervenções nas escolas e reforma de políticas que conduzam à mudança cultural parece mais apropriada.
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