LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1288Palavras-chave:
Lúdico, Ensino e aprendizagem, Educação InfantilResumo
O presente estudo tem objetivo analisar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança e no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, pensando no lúdico como estratégia metodológica para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas, a criança demonstra seus diferentes tipos de sentimentos, constrói relações sociais, adquire conhecimentos, assim inserir o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é relevante para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela viver é brincar. O resgate da ludicidade é uma metodologia poderosa e eficiente na Educação Infantil, quando trabalhado de forma lúdica não se perde prioridade de conteúdos ofertados às crianças. Para tal estudo. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica elencando os assuntos pertinentes ao tema: O lúdico no desenvolvimento da criança e na Educação Infantil. Conclui-se que o lúdico promove o despertar emoções e afetividade gerando motivações, interesse e satisfação, assim é uma ferramenta pedagógica indispensável, pois é um elemento facilitador de sua autonomia resultando de maneira significativa o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1994.
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: < http://www.cdof.com.br/recrea22.htm >. Acesso em: 27 jan. 2022.
ANTUNES, Celso. Novas Maneiras de Ensinar - Novas formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, p. 113-152, 2002.
BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, n. 44, p. 12-14, nov. 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf Acesso em: 03 jan. 2022.
BRUNER, Jerome Seymour. O jogo na educação. São Paulo: Cia Ed. Nacional, 1968.
CARVALHO, Ana Maria Almeida. et al., (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
COLCHESQUI, Mariana Nassar Costa. A importância do ato de brincar na educação infantil. Revista Científica Eletrónica da Pedagogia, 25, 1-15. 2015.
CRAIDY, Carmem Maria, org; KAERCHER, Gladis E., org. Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DEZIN, Norman K. ; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, 432 p.
DIAS, Elaine. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Educação e Linguagem. 7 (1). 2-15. 2013. Disponível em <: https://psicologado.com/atuacao/psicologiaescolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-nodesenvolvimento-da-infancia > Acesso em: 03 jan. 2022.
DUPRAT, Maria Carolina. Ludicidade na Educação Infantil. São Paulo. Pearson do Brasil, 2014.
FANTACHOLI, Fabiane das Neves. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Artigo elaborado como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado/bacharel em Pedagogia. Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, Maringá – Paraná, Novembro de 2009. Disponível em: < http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78 >. Acesso em: 27 jan. 2022.
FANTACHOLI, Fabiane das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Científica Aprender. 5. ed, 2011. Disponível em: < http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78 >. Acesso em: 27 jan. 2022.
GÓES, M. C. A formação do indivíduo nas relações sociais: Contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação e Sociedade. Campinas, Unicamp, 2008.
LAMONATO, Maiza. Investigando geometria: aprendizagens de professoras da educação infantil. 2007. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
IAVORSKI, Joyce; VENDITTI JUNIOR, Rubens. A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. Efdeportes.com, Buenos Aires, abr. 2008. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da-crianca-na-escola.htm>. Acesso em: 20 jan. 2022.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação, 13 Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MALAQUIAS, Maine. Santos; RIBEIRO, Suely. Souza. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da infância. Psicologado, 2013. Disponível em: < https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia >. Acesso em: 31 mai. 2018.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades Lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MARÍN, Imma.; PENÓN, Silvia. Que brinquedo escolher? Revista Pátio Educação Infantil, ano I, n. 3, p. 29 - 31, dez. 2003/mar. 2004.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 4 ed, 1992.
MOYLES, Janet. A pedagogia do brincar. Revista Pátio Educação Infantil, ano VII, n. 21, nov. – dez. 2009.
OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, Marta Kohl; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: ARANTES, Valéria Amorim (org). Afetividade na escola. São Paulo: Summus, p. 13-34, 2003.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo da Criança. Rio de Janeiro: Zahar. 1988.
PIAGET. Jean. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 110 p. 1971
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Curitiba. Intersaberes, 2011.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. 4. ed. Petrópolis: Vozes. 2002.
SILVA, Alma. Helena. Alves da. O poder de um avental. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et al. (Org.). Os fazeres na Educação Infantil. 9 ed. São Paulo: Cortez, p. 102-105, 2007.
SILVA, Ana. Paula. Lucena. Cardoso. O lúdico na educação infantil: concepções e práticas dos professores na rede municipal de Campo Grande – MS. Dissertação de Mestrado. Campo Grande, MS: UCDB, 2006.
VELASCO, Casilda Gonçalves. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
VYGOTSKY, Levi. Semyonovich. e LEONTIEV, ALEXIS. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Edusp, 2002.
VIGOTSKY, Levi. Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 2. ed. Porto Alegre: Martins Fontes, 168p. 1988.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.