LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1288

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino e aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo tem objetivo analisar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança e no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, pensando no lúdico como estratégia metodológica para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas, a criança demonstra seus diferentes tipos de sentimentos, constrói relações sociais, adquire conhecimentos, assim inserir o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é relevante para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela viver é brincar. O resgate da ludicidade é uma metodologia poderosa e eficiente na Educação Infantil, quando trabalhado de forma lúdica não se perde prioridade de conteúdos ofertados às crianças. Para tal estudo. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica elencando os assuntos pertinentes ao tema: O lúdico no desenvolvimento da criança e na Educação Infantil. Conclui-se que o lúdico promove o despertar emoções e afetividade gerando motivações, interesse e satisfação, assim é uma ferramenta pedagógica indispensável, pois é um elemento facilitador de sua autonomia resultando de maneira significativa o processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); Graduado em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Especialista em Educação Especial Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pesquisador na área da Educação Ambiental e Ensino de Ciências. Atualmente é docente de Biologia; Ciências e Educação Ambiental no Ensino Fundamental, Médio e Profissional na Secretária Estadual de Educação do Paraná

 

Diego Andrade de Jesus Lelis

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização na área de Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR. É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.

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Publicado

24/03/2022

Como Citar

Marques, R., & Lelis , D. A. de J. . (2022). LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331288. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1288