LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1288Palavras-chave:
Lúdico, Ensino e aprendizagem, Educação InfantilResumo
O presente estudo tem objetivo analisar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança e no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, pensando no lúdico como estratégia metodológica para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas, a criança demonstra seus diferentes tipos de sentimentos, constrói relações sociais, adquire conhecimentos, assim inserir o lúdico no processo de ensino e aprendizagem é relevante para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela viver é brincar. O resgate da ludicidade é uma metodologia poderosa e eficiente na Educação Infantil, quando trabalhado de forma lúdica não se perde prioridade de conteúdos ofertados às crianças. Para tal estudo. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica elencando os assuntos pertinentes ao tema: O lúdico no desenvolvimento da criança e na Educação Infantil. Conclui-se que o lúdico promove o despertar emoções e afetividade gerando motivações, interesse e satisfação, assim é uma ferramenta pedagógica indispensável, pois é um elemento facilitador de sua autonomia resultando de maneira significativa o processo de ensino e aprendizagem.
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