ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO INTEGRATIVA DE 2017 A 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1523

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Enfermagem, Saúde da criança

Resumo

Os enfermeiros podem colaborar no manejo e acompanhamento de casos de crianças com autismo infantil, transtorno do neurodesenvolvimento que compromete mais nitidamente os relacionamentos sociais e a comunicação. Esse estudo tem o objetivo de analisar a assistência do enfermeiro à criança com sintomas ou diagnosticada com autismo. Essa pesquisa utilizou o método de revisão integrativa da literatura baseada em artigos de revistas científicas e constantes no Scielo, MEDLINE e BVS/LILACS-BDENF. Os artigos foram pesquisados com o uso dos termos: Transtorno do Espectro Autista; Enfermagem e Saúde da criança nos idiomas português e inglês e incluídos aqueles publicados no período de 2017 a 2022 nos idiomas português e inglês. Estão apresentados em quadro sinóptico, após feita a análise de conteúdo. As descobertas apresentaram que o papel do enfermeiro é colocado em prática já na primeira consulta de puericultura, na escola, na aprendizagem do autocuidado, na orientação às famílias. A educação permanente em saúde desses profissionais é indispensável para a oferta de uma assistência qualificada, além da empatia, da visão holística, do conhecimento e do emprego de diferentes estratégias para realizar assistência singular e de qualidade para a criança e para seus responsáveis que diminuam os impactos dos sintomas por intervenções em atendimentos e prestação de cuidados a esses pacientes e a suas famílias antes e após o diagnóstico.

 

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ananda Silva Carvalho

    Centro Universitário Santo Agostinho

  • Mariane Gomes Duarte de Sousa

    Centro Universitário Santo Agostinho

Referências

ALBUQUERQUE, M.C.S. et al. Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories. Revista enfermagem Escola Anna Nery, v.21, n.1, 2017.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA) DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.

ANDRADE, A. A. et al. Treinamento de Pais e Autismo: Uma Revisão de Literatura. Ciências e Cognição, S.I, p.07-22, mar. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Portaria de Consolidação GM/MS nº 02 de 28 de setembro de 2017.Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2017.

BONFIM, T. A. Vivências familiares na descoberta do Transtorno do Espectro Autista: implicações para a enfermagem familiar. Reben, v. 73, n. 6, 2018.

CARNIEL, E. L. et al. A atuação do enfermeiro frente à criança autista. Pediatria (São Paulo), v. 32, n. 4, p.255-60, 2010.

DEL CIAMPO, L. A. O Programa de Saúde da Família e a Puericultura. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 739-743, 2006.

HOFZMANN, R. R. Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Enferm. Foco, Brasília, v. 2, n. 10, p. 64-69, 2019.

LAVICH, C. R. P. Ações de educação permanente dos enfermeiros facilitadores de um núcleo de educação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 38, n. 1, 2017.

MAGALHÃES, J. M. Assistência de enfermagem à criança autista: revisão integrativa.

Enferm. Glob. Murcia, v. 19, n. 2, p. 531-559, 2020.

MAPELLI, L. D. et al. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Esc Anna Nery, v. 22, n. 4, p. 1-9, 2018.

MARANHÃO, S. Educação e trabalho interprofissional na atenção ao transtorno do espectro do autismo: uma necessidade para a integralidade do cuidado no sus. Revista Contexto e Saúde, [S.l.], v. 19, n. 37, p. 59-68, 2019.

MONTENEGRO, K. S. Aplicativo sobre a detecção precoce do autismo: uma ferramenta educacional para o ensino em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.l.], v. 11, n. 6, p. 1-10, 2019.

NASCIMENTO, Y. C. M. L. et al. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na estratégia saúde da família. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 32, p.1-12, 2018.

OLIVEIRA, F. V. et al. Contribuição da musicoterapia no transtorno do espectro autista: revisão integrativa da literatura. J. Nurs. Health., v. 11, n. 1, 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE.ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OPAS/OMS Brasil). Folha informativa – Transtornos do espectro autista. Disponível em: https://www.paho.org/pt/search/r?keys=folha+informativa+transtornos+do+espectro+autista+Brasil Acesso em abril de 2018.

RIBAS, L.B.; ALVES, M. O Cuidado de Enfermagem a criança com transtorno do espectro autista: um desafio no cotidiano. Revista Pró-Univer SUS, v. 11, n. 1, p. 74-79, 2020.

RODRIGUES, P. M. S et al. Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 1-9, 2017.

SANTOS, L. S. A aplicação da teoria do autocuidado na assistência de enfermagem à criança e ao adolescente. 2018. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2018.

SENA, R.C.F. et al. Práticas e conhecimentos dos enfermeiros sobre o autismo infantil. J Revista Fundamentos do Cuidado, v. 7, n. 3, p. 2707-16, 2015.

SOELTL et al. O conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos transtornos autísticos em crianças à luz da teoria do cuidado humano. ABCS Health Sci, v. 46. 2021.

SENA, R.C.F.; REINALDE, E.M,; SILVA, G.W.S,; SOBREIRA, M.V.S.; Práticas e conhecimentos dos enfermeiros sobre o autismo infantil. J Revista Fundamentos do Cuidado. 2015.set;7(3):2707-16. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

SEIZE, M. M.; BORSA, J. C. Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: revisão sistemática. Psico-Usf, Itatiba, v. 22, n. 1, p. 161-176, 2017.

SOUSA, B. S. A et al.. A enfermagem no cuidado da criança autista no ambiente escolar. Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 11, n. 1, p. 163-170, 2018.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 1, n. 8, p.102-106, 2010.

URSI, E. S. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2005.

Downloads

Publicado

01/06/2022

Como Citar

ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO INTEGRATIVA DE 2017 A 2022. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361523. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1523